As artes cénicas em Cabinda, sobretudo o teatro, tem vindo a conquistar espaço, paulatinamente, nos últimos tempos, a julgar pelo número crescente de público que acorrem aos espaços onde os grupos têm actuado, destacou o encenador Francisco Ncasso.
Em declarações ao Jornal de Angola, o director do grupo de teatro Nkondo Ikuta destacou que apesar de existir na província apenas sete colectivos, "há muito que está arte deixou de ser vista como uma acção promovida, pura e simplesmente para o entretenimento, mas sim um acto de sensibilização sobre o quotidiano”.
Para Francisco Ncasso, o aumento de público tem levado à um maior empenho dos colectivos locais. Entre os sete grupos locais, explicou, apenas o Nkondo Ikuta e o Apocalipse têm tido destaque na promoção de espectáculos.
O grupo Nkondo Ikuta, do qual é director, foi criado há 20 anos. Desde 2014 tem realizado dois a três espectáculos por mês e tem convidado grupos de outras regiões do país, para se deslocarem a Cabinda para a realização de espectáculos, "no intuito de promover as artes cénicas”.
Composto por 17 elementos, o grupo Nkondo Ikuta enfrenta muitas dificuldades para a realização de projectos, obstáculos que vão desde a falta de verbas e de equipamentos de luminotécnia e sonoplastia, para a promoção eficiente de espectáculos.
"Esses equipamentos não são baratos. Já tentamos bater algumas portas mas não tivemos sucesso”, lamentou Francisco Ncasso, para acrescentar que o grupo, do pouco que arrecada dos espectáculos, não consegue suportar os encargos de produção.
"Nós já realizamos diversos espectáculos, mas o grande problema é que as receitas que fizemos são insuficientes para o nível de investimento que se quer”, reiterou o encenador, destacando que em cada espectáculo, o grupo, apenas consegue obter, em média geral, obter pouco menos de 100 mil kwanzas, numa razão de mil kwanzas por ingresso, valor insuficiente para fazer face as várias necessidades do grupo.
Quanto às salas de espectáculos, Francisco Ncasso disse que a província possui mínimas condições, mas o grande problema é o acesso a esses locais, tudo devido a concorrência. "O Centro Cultural Chiloango que em princípio é o local ideal para exibição de espectáculos tem sido muito concorrido uma vez que também alberga outras cerimónias nocturnas”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.