O programa de transferências monetárias "Kwenda" arrebatou, na noite de quinta-feira, em Luanda, o "Prémios Sirius", na categoria responsabilidade social.
A Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) pretende que, dentro do primeiro trimestre deste ano, se atribua a carteira profissional para todos os que exercem a referida actividade.
O projecto da carteira profissional, que faz parte de um conjunto de prioridades da associação, segundo o seu presidente, Francisco Paciente, vai contribuir para a melhoria da situação do taxista e beneficiar, igualmente, o Executivo.
Em função da importância que a ANATA atribui à carteira profissional, Francisco Paciente apela ao Executivo para "um maior bom senso”, tendo em conta que esse projecto tem já vários anos de espera. "Afastamos qualquer possibilidade de existir falta de vontade política de o fazer”, disse, para apontar a falta de comunicação e interpretação como factores do atraso.
O presidente da ANATA lamenta o facto que ilustra, nos dias de hoje, em que qualquer cidadão, mesmo sem habilitações legais, poder segurar num veículo e entender exercer a actividade de táxi. "Isto é um atentado à segurança das pessoas, uma anarquia que a carteira profissional pode acabar”, reforçou.
Quanto ao Decreto Presidencial nº 128/10, que estipula a actividade de táxi como actividade ocasional, em que as pessoas não precisam de ter qualificação para o fazer, o responsável associativo defende que se deveria obrigar os taxistas a estudar, ou seja, ter uma formação ética e deontológica, para conhecer o Código de Estrada e a própria cidade em que vive.
Além da questão da carteira profissional, Francisco Paciente avançou que a ANATA pretende materializar, neste ano, o projecto da instalação do "Táxi One”, um aplicativo de gestão, controlo e monitoramento de taxistas.
Formação universitária
Em 2022, a associação conseguiu formar 312 taxistas nas várias Universidades, fruto de acordos com diferentes instituições académicas públicas e privadas do país.
Do ponto de vista técnico-profissional, avançou que um total de 99 associados beneficiou de cursos profissionais, com destaque para empreendedorismo, electricidade, mecânica e serralharia.
Neste ano, a ANATA, com 1.876 membros em 14 das 18 províncias, tem garantidas, numa primeira fase, 50 bolsas de estudos para os associados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 450 profissionais de todos os municípios de Luanda foram mobilizados para a realização da VIª Edição da Campanha de Intervenção Comunitária, denominada “Saúde à Porta de Casa”, esta sexta-feira, com o objectivo de promover a saúde e prevenir doenças.
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação aplicou medidas sancionatórias a 13 instituições, devido às irregularidades e ilegalidades registadas no processo de ingresso dos estudantes.
O Auditório Maria do Carmo Medina da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, acolhe, nesta sexta-feira, pelas 16 horas, a sessão de apresentação e lançamento do Código do Procedimento Administrativo Angolano-Comentado & Anotado, aprovado pela Lei n.º 31/22, de 30 de Agosto.
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança participa na apresentação do relatório sobre a Revisão da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola, no âmbito da 26.ª Sessão da Comissão das Nações Unidas de Ciência Tecnologia para o Desenvolvimento em Genebra, Suíça.
Ariane Nhany, membro da Comissão Política da UNITA, reconheceu, em Luanda, a evolução da mulher na sociedade angolana, tendo destacado, a título de exemplo, a ocupação de dois cargos de grande relevância, como são os casos da Vice-Presidente da República e da Assembleia Nacional.
Mais de 450 profissionais de todos os municípios de Luanda foram mobilizados para a realização da VIª Edição da Campanha de Intervenção Comunitária, denominada “Saúde à Porta de Casa”, esta sexta-feira, com o objectivo de promover a saúde e prevenir doenças.
O Auditório Maria do Carmo Medina da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, acolhe, nesta sexta-feira, pelas 16 horas, a sessão de apresentação e lançamento do Código do Procedimento Administrativo Angolano-Comentado & Anotado, aprovado pela Lei n.º 31/22, de 30 de Agosto.
O envio de uma missão de bons ofícios a Angola, no quadro da pacificação do Leste da RDC, foi deliberado, esta quinta-feira, em Juba, capital do Sudão do Sul, pelo Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
O Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria pretende elevar os níveis de desempenho dos profissionais, quadros e técnicos da direcção do sector e das atribuições acometidas para o engrandecimento do órgão, afirmou, hoje, em Luanda, o secretário de Estado para Defesa Nacional.