Economia

Taxistas licenciados recebem hoje os cartões de subvenção

Vânia Inácio

Jornalista

Taxistas, moto-taxistas e os chamados ‘gira-bairros’, licenciados, poderão, a partir de hoje, receber os cartões subvencionados com um valor de sete mil, seis mil e mil e quinhentos kwanzas diários, para a cobertura das despesas com gastos de gasolina.

02/06/2023  Última atualização 08H26
Taxistas licenciados, recebem os cartões subvencionados © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações à imprensa, em reacção à reunião do Conselho de Ministros, o presidente da Associação Nacional dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente, informou que os filiados poderão acorrer aos pontos de entrega na Ilha, Kilamba e Talatona, com o local específico ainda por definir.

O sindicalista reconheceu que a medida poderá provocar aproveitamento em virtude de parte significativa dos operadores de táxis e mototáxis não terem, inicialmente, acesso aos cartões de subvenção, tendo apelado à colaboração dos associados para travar a especulação de preços. Francisco Paciente afirmou, ainda, que os taxistas que, até ao momento, não tenham registado o veículo poderão receber os cartões depois do licenciamento com o pagamento de sete mil kwanzas, a partir de 2 de Junho.

 

Associados aplaudem a iniciativa

Os representantes das associações enalteceram a medida do Governo, de isenção dos operadores de táxis, moto-taxistas, transportes públicos e o sector produtivo, com a subida confirmada do preço da gasolina para 300 kwanzas o litro, desde a meia-noite de hoje, isto para os veículos e motorizadas que funcionam à gasolina, pois o preço do gasóleo se mantém.

A preocupação das associações prende-se com a necessidade de se acelerar a operacionalidade dos cartões de pagamento de combustíveis a serem distribuídos pelo Estado, com vista a evitar constrangimentos. A ANATA contabiliza, até ao momento, cerca de 18 mil táxis, azul e branco, somente em Luanda, e um total de 38 mil táxis, por todo o país.

 

Mais fiscalização

O presidente da Associação dos Taxistas de Angola (ATA), Rafael Inácio, disse que será continuado o trabalho para o normal funcionamento dos táxis e fazer com que os cartões de pagamento abranjam todos os profissionais.

Quanto ao preço do táxi e encurtamento das rotas, admite que se trata de um problema que vai exigir a fiscalização e sensibilização para que os associados não adoptem esta prática. Com mais de 120 mil associados, o presidente da direcção da Amotrang - Associação dos Moto-taxistas de Angola, Bento Rafael, também enalteceu a inovação do cartão de pagamento para o combustível destinado à classe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia