Sociedade

Taxa de juros é a mais baixa

Os cidadãos que aderem aos micros-créditos, concedidos no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), pagam 1.67 por cento, considerada a taxa mais baixa do mercado, quando actualmente outras acções variam entre 12 e 14 por cento.

27/03/2021  Última atualização 12H40
Ministra Teresa Dias entregou 48 kits profissionais para fomento ao Auto-Emprego © Fotografia por: DR
O esclarecimento foi feito ontem, em Lucapa,  província da Lunda Norte, pelo director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui, durante o lançamento do PAPE.

O director do INEFOP explicou que o protocolo firmado entre o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e o Banco Sol permitiu eliminar um conjunto de barreiras no acesso aos micro-créditos, fundamentalmente no aspecto burocrático.

Manuel Mbangui disse que aos beneficiários não lhes é exigido nenhum tipo de garantia, porque o MAPTSS assume esta responsabilidade, com uma taxa de juros a 1,67 por cento, pagam mensalmente 19 ou 22 mil kwanzas.
Referiu que os contemplados ficam ainda com um período de graça de três meses, sem pagar as primeiras prestações do crédito, para se dedicarem exclusivamente ao negócio e têm 12 meses para o reembolso.

"Numa fase inicial, a maioria dos candidatos recebem cerca de 350 mil kwanzas, mas à medida que forem devolvendo o crédito podem habilitar-se a um outro, que pode chegar até sete milhões de kwanzas, dependendo da  actividade que desempenha”, disse o responsável
Manuel Mbangui esclareceu ainda que quando os beneficiários tiverem dificuldades em ressarcir o valor,  lhes é dada a possibilidade de renegociar o crédito.

Deste modo, o candidato não tem necessidade de fugir, desligar o telemóvel ou mudar de província, deve apenas dirigir-se ao Banco Sol ou ao  INEFOP para dar a conhecer a sua dificuldade.
O director-geral do INEFOP alertou que os beneficiários que não fizerem a devolução do crédito, retiram a possibilidade de outros fazerem e perdem a possibilidade de solicitarem outros em qualquer instituição bancária.
"Existe uma central de risco controlada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), que faz este acompanhamento, para controlar os devedores”, realçou.


Criados 931 postos de trabalho na Lunda-Norte

Ao todo, 931 postos de trabalho directos e indirectos, foram criados, na província da  Lunda-Norte, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade, lançado, ontem, naquela região, tendo beneficiado 280 jovens.

Na ocasião, a ministra do MPTSS, Teresa  Dias, fez a entrega de 32 Carteiras Profissionais e 196 jovens foram contemplados com micro- créditos que, por sua vez, empregaram 413 outros. A  governante distribuiu também 48 kits profissionais, no âmbito do Fomento ao Auto-Emprego.
Até ao momento, o PAPE já beneficiou 5.787 jovens em todo o país.

Teresa Dias apelou aos beneficiários a serem  exemplares, no uso racional dos equipamentos adquiridos, bem como compridores para que possa permitir a candidatura de mais cidadãos interessados. Por seu turno, o vice-governador da Lunda-Norte para a área de Infra-Estruturas, Lino dos Santos, informou que, além da Administração Pública e empresas mineiras sediadas na região, o PIIM e os Programas de Combate à Pobreza têm contribuído na eliminação do desemprego no seio da população, com maior realce à juventude.

Lino dos Santos salientou que o PAPE vai reduzir o nível acentuado de desemprego que grassa na juventude na província da Lunda-Norte, permitindo o auto-emprego.
O governante apelou aos jovens no sentido de conservarem os meios recebidos,  para rentabilizar o pequeno negócio e, consequentemente, o sustento da família bem como a criação de mais postos de trabalhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade