Mundo

TANZÂNIA: Samia Hassan assume a liderança do partido Chama Cha Mapinduzi

A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, que sucedeu a John Magufuli como Chefe de Estado da Tanzânia, foi eleita líder do Chama Cha Mapinduzi (CCM), o antigo partido único que está no poder desde a independência do país em 1961, revelou, ontem, a Reuters. Suluhu, de 61 anos, foi vice-Presidente de John Magufuli, que morreu repentinamente de um ataque cardíaco no final de Março.

03/05/2021  Última atualização 13H24
Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan © Fotografia por: DR
É a primeira mulher Presidente da Tanzânia e a primeira mulher a chefiar o CCM. Desde a posse, em 6 de Abril, iniciou um estilo diferente do seu antecessor, apelidado de "Bulldozer”. Num recente discurso aos parlamentares, Suluhu disse que está pronta para defender a democracia e as liberdades fundamentais e anunciou que se reunirá com líderes da oposição.

 
MADAGÁSCAR
PAM alerta para a fome que resulta da situação de seca

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou, ontem, que a seca não acabou e está a agravar a fome no Sul de Madagáscar, tendo o número de crianças em desnutrição aguda quase duplicado em quatro meses. "Esta desnutrição de crianças menores de cinco anos atingiu agora o espantoso valor de 16,5 por cento, de acordo com uma recente avaliação do Ministério da Saúde malgaxe”, afirmou o PAM num comunicado citado pela Reuters. Vários anos consecutivos de seca deixaram 1,35 milhões de pessoas numa situação vulnerável, necessitando de "ajuda alimentar e nutricional de emergência”. Desde Setembro, o início da estação seca, as famílias esgotaram as reservas alimentares e consumiram as reservas de sementes, não deixando nada para a época de plantio, de Novembro/Dezembro de 2020.

Somália
Presidente retoma as negociações para eleições

O Presidente somali, Mohamed Abdullahi Mohamed, retomou, ontem, as negociações para a organização de eleições no curto prazo, uma decisão elogiada pela oposição e que afasta no imediato a perspectiva de novas violências naquele país africano. Num breve discurso perante os deputados, transmitido em directo pela televisão e citado pela Reuters, o Presidente apelou a uma solução negociada para ultrapassar a actual crise política, ao renunciar na prática ao prolongamento do seu mandato presidencial adoptado em 12 de Abril.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo