Cultura

Talentos das artes expõem em Luanda

Manuel Albano |

Jornalista

Os trabalhos de arte distinguidos com o Prémio Ensa-Arte 2020 estão patentes até o dia 29, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00, no anfiteatro do Museu da Moeda, em Luanda, para apreciação do público.

21/05/2021  Última atualização 07H05
© Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro
As peças de arte, seleccionadas na XVª edição do concurso, estão em exposição, como forma de mostrar o potencial criativo da actual geração de artistas angolanos.
Para esta edição, após a avaliação de 26 obras de pinturas, oito de escultura e nove de fotografia, o júri distinguiu Osvaldo Ferreira, pelo quadro "Wa Mu Zunga”, com o primeiro lugar do Grande Prémio de Pintura. O segundo lugar ficou com Adilson da Costa, por "Emigração desequilibrada dos símbolos africanos”.

O primeiro lugar do Grande Prémio de Escultura foi para o artista Sakananu Patrício, por "Trabalha, sua vida será livre”. Na mesma categoria foram ainda distinguidos a escultora Ana Susana David, com "Fénix”, e Sozinho Lopes, por "O conto do Humbi-humbi”.
O Prémio Juventude Pintura foi atribuído, nesta edição, ao artista Armando Scott, pela obra "Somos como estamos II”. O Prémio Alliance Française  e o Grande Prémio de Fotografia foram atribuídos ao fotógrafo Luís Damião, por "Coronavírus”.


As menções honrosas de Pintura foram atribuídas aos artistas Mboma e Manziedi Carlito, pelo quadro "O mistério do Kulimbimbi”, e Meso Mumpasi, por "Harmonia da Vida”. Na escultura, Estêvão André recebeu a menção honrosa por "É Ngola Divundodicotelángua Ensusungulo Divaiquilánga”, enquanto na fotografia foi atribuída a Bruno Carlos, por "Esperança”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura