Economia

TAAG volta a escalar o Bié e anuncia as rotas Uíge e Zaire

Fernanda Pequenino | Cuito

Jornalista

A TAAG- Linha Aéreas de Angola retomou, na passada quarta-feira, a frequência de dois voos semanais para a província do Bié, depois de uma interrupção de dois anos.

06/08/2024  Última atualização 09H30
Ligações da TAAG de Luanda para a cidade do Cuito estiveram paralisadas desde o ano de 2022 © Fotografia por: Edson Fabrizio Edições Novembro
Razões comerciais e operacionais derivadas da falta de passageiros estiveram na base da suspensão, em Fevereiro de 2022, da rota de voos domésticos Luanda-Cuito e vice-versa.

Os voos para o Bié serão operados às terças e sextas-feiras por uma aeronave modelo Dash-8400, com uma capacidade para transportar 74 passageiros, sendo 64 em classe económica e dez na executiva.

Ao Jornal de Angola, o director comercial da TAAG, António Mutondo, disse que, no âmbito da estratégia comercial da companhia de ligar os diferentes pontos, foi definido pela Comissão Executiva a retoma das ligações para a província do Bié, por entender que estavam ultrapassadas as razões que levaram à suspensão dos voos em 2022.

"As situações que impediram, na altura, a ligação de voos regulares para a cidade do Cuito foi ultrapassada. Durante o tempo de paragem, o Conselho Executivo da empresa, tendo em atenção a importância deste destino, corrigiu as insuficiências comerciais que existiam, e agora estamos de volta, com o objectivo de ligar o coração de Angola ao mundo”, disse.

António Mutondo aproveitou a oportunidade para anunciar, para breve, a retoma das ligações aéreas da TAAG para as províncias do Uíge e do Zaire, cujos aeroportos se encontravam em obras, e também para Brazzaville, capital da República do Congo.

Por seu turno, a vice-governadora da província do Bié para o Sector Social, Alcida de Jesus Camateli, em representação do Governo, salientou que a decisão da liderança da companhia aérea em colocar a província nas suas prioridades comerciais vai ajudar a impulsionar o movimento comercial e o fomento do turismo no Centro de Angola, tendo considerado ser uma grande oportunidade para os investidores nacionais e estrangeiros, sediados na capital, aumentarem o volume de negócios no Bié.

A nível das rotas domésticas, actualmente, a TAAG liga, a partir de Luanda, as cidades de Cabinda, Benguela, Dundo, Huambo, Lubango, Luena, Namibe, Saurimo, Ondjiva, Menongue, Soyo, e agora o Cuito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia