Sociedade

Suspensas ligações aéreas com Portugal e Brasil

As ligações aéreas de Angola para Portugal, Brasil e África do Sul, e vice-versa, ficam temporariamente suspensas a partir do próximo dia 24 de Janeiro, anunciou ontem, em conferência de imprensa, o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

15/01/2021  Última atualização 09H35
© Fotografia por: Edições Novembro
Adão de Almeida, que falava à imprensa no quadro de um conjunto de medidas pontuais adoptadas pelo Executivo para conter a propagação da Covid-19 e manter o máximo controlo da situação epidemiológica em Angola, mencionou a existência de vários países que já declararam a circulação da nova variante do vírus, que tem uma propagação maior em relação à versão original. 

Por este motivo, considerando que as vias aéreas constituem a principal fonte de circulação do vírus, Adão de Almeida afirmou ser entendimento do Executivo a adopção de algumas medidas, por esta via, e outras que existem para diminuir o máximo possível o potencial de contágio."Depois de uma avaliação da situação epidemiológica nacional e dos indicadores que existem em alguns países, particularmente aqueles com ligação aérea directa com o nosso país, o Executivo acaba de adoptar a suspensão das ligações aéreas de passageiros para a República da África do Sul, Portugal e Brasil”, disse.

Adão de Almeida explicou que a dinâmica de voos para os três países vai sofrer alterações dentro de alguns dias, sendo posteriormente suspensos a partir da meia-noite do dia 24 de Janeiro de 2021. Trata-se de um período de pouco mais de uma semana para permitir que os cidadãos angolanos e estrangeiros que se encontram nesses países, estes últimos que residam e trabalhem em Angola possam regressar ao país. "Essa suspensão é temporária, mas ainda não está definido o período de duração. A ideia é que regularmente as instituições competentes façam a avaliação da situação e em função do resultado decidir-se-á sobre que as alterações devem ser feitas”, disse. 

Por outro lado, contrariamente ao que vinha acontecendo, Adão de Almeida declarou que, à entrada ao país, passa a vigorar o teste obrigatório da Covid-19 pós-embarque como medida adicional. Em relação a outras ligações aéreas, Adão de Almeida afirmou que mantêm-se em funcionamento sem quaisquer alterações, ficando os passageiros e a tripulação sujeitos também ao teste obrigatório da Covid-19 pós-embarque."São um conjunto de medidas muito pontuais e que visam salvaguardar três objectivos principais fundamentais. Reduzir o potencial de importação das novas variantes do vírus SARS-COV-2 no país, introduzir dinâmicas de controlo mais rigorosas e permitir que os cidadãos angolanos que neste momento se encontram nos três países possam regressar ao território nacional.
Cerca de 11 mil passageiros

De acordo com o plano de regresso de passageiros anunciado pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, em Portugal, Brasil e na África do Sul encontram-se em condições de regresso a Angola, para os próximos dias, um número global de 11.100 passageiros, entre angolanos e estrangeiros residentes no país.
"Relativamente aos passageiros da TAAG, em Lisboa (Portugal) temos um total de cinco mil, São Paulo (Brasil) mil e 600, e a nível da África do Sul mil e 400 passageiros”, disse.

Com previsão de regresso pela TAP, companhia aérea portuguesa, Ricardo de Abreu estimou o regresso de três mil passageiros, tendo referido que o plano a implementar abre a possibilidade de as companhias aéreas realizarem os voos que já faziam do ponto de vista regular."Está a ser preparada uma estratégia de comunicação, permitindo que os passageiros sejam atempadamente alertados dos voos e possam cumprir o processo de testagem pré-embarque, para que haja fluidez no processo”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade