A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade actual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos.
O quadro "Surreal Mass Production”, do pintor português Santiago Ribeiro, estará integrado na Parallax Art Fair que vai decorrer entre 28 e 30 de Abril em Los Angeles, disse à Lusa o artista surrealista.
A obra convida a uma crítica à conformidade na sociedade actual, mas o artista disse que as interpretações podem variar conforme a imaginação da sua audiência. "Posso fazer o quadro com uma intenção, mas as pessoas são livres de interpretá-lo como quiserem. Inclusive já descobriram coisas nos meus quadros que eu não tinha noção que lá estavam”, afirmou Santiago Ribeiro.
"As pessoas podem ver e sentir coisas de acordo com a sua própria capacidade imaginativa”, continuou. "Apenas crio uma coisa e as pessoas são livres de sentir aquilo que lhes vem à mente. Isso para mim é interessante”. A Parallax vai acontecer no MG Studio, um estúdio criativo localizado num espaço privilegiado, perto do complexo L.A. Live na baixa de Los Angeles - onde também estão situados o Museu dos Grammys e o Microsoft Theater.
A artista norte-americana Shahla Rosa vai auxiliar Santiago Ribeiro na logística desta participação. Segundo o português, "Shahla é das melhores artistas femininas nos Estados Unidos a fazer arte surrealista no século XXI”. A Parallax será uma exposição com impacto, considerou o artista, que escolheu este quadro de médio porte porque se identifica com aquilo que quer projectar neste momento.
"Sou um crítico, embora também tenha quadros fantasiosos”, descreveu Santiago Ribeiro.
O artista português, que já expôs em várias partes dos Estados Unidos, integra frequentemente na sua arte representações do sexo feminino, algo que é visível também em ‘Surreal Mass Production’. "A mulher é um tema, um elemento que introduzo quase sempre em todas as pinturas”, referiu.
No entanto, o seu trabalho mais recente não tem quaisquer figuras. Trata-se de um quadro intitulado ‘Empty City’ (cidade vazia), para o qual foi inspirado pela fuga de pessoas por causa da guerra na Ucrânia.
Além da participação na Parallax Art Fair em Los Angeles, Santiago Ribeiro está também a trabalhar para organizar a 15ª edição da International Surrealism Now, uma iniciativa que começou em 2010 e cuja edição mais recente foi em 2021.
"O Surrealism Now é uma união de várias tendências artísticas entre o surrealismo do século XXI, a arte visionária, a arte fantástica e a arte abstracta”, explicou Ribeiro. O artista mencionou a zona de Coimbra como potencial anfitriã da exposição, não estando ainda confirmados locais ou datas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNo dia 25 de Maio de 1963, há 60 anos, o Imperador da Etiópia, Haile Selassie, era proclamado, em Addis Abeba, o primeiro presidente da Organização de Unidade Africana-OUA, criada nesse dia, cargo que exerceu até 17 de Julho de 1964.
O romance "A Mãe" do conceituado escritor angolano, Manuel Rui Monteiro será apresentado, terça-feira, na União dos Escritores Angolanos, a partir das 17h30, segundo uma nota enviada, hoje, ao JA Online.
Após algum tempo ausente dos palcos, a cantora Helga Fêty está de regresso aos palcos, com o lançamento do single, “Você me Conquistou”, que conta com a participação de “Filho do Zua”, soube, hoje o JA Online junto da assessoria da artista.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.