O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) pretende discutir as tensões entre o seu país e o Ruanda durante a visita, na terça-feira, a Kinshasa do secretário de Estado norte-americano, anunciou hoje a Presidência.
O "futuro primeiro-ministro" terá a seu cargo tomar medidas contra a crise do custo de vida, disse hoje o gabinete do chefe do executivo, o demissionário Boris Johnson, que está a ser responsabilizado pelo agravamento da situação económica.
O Supremo Tribunal do Texas, nos Estados Unidos da América, restaurou uma lei de 1925 que proíbe o aborto, depois de o Supremo Tribunal Federal ter acabado com a protecção ao aborto.
A decisão do Supremo Tribunal do Texas apenas restaura temporariamente a lei enquanto aguarda uma decisão final.
Na prática, o tribunal bloqueou a decisão de um tribunal de primeira instância, que tinha impedido a entrada em vigor da lei a pedido do Centro para os Direitos Reprodutivos e da União para as Liberdades Civis na América, que representam clínicas que realizam abortos.
A lei de 1925 estabelece pena até cinco anos de prisão para os médicos que ajudarem uma mulher a interromper a gravidez. A legislação proíbe o aborto em casos de incesto ou violação e só estabelece uma exceção caso a vida da mãe esteja em perigo.
A lei entrou em vigor antes de, em 1973, o Supremo Tribunal determinar que os estados não poderiam interferir na decisão de uma mulher sobre sua gravidez.
Na semana passada, o Supremo Tribunal, de maioria conservadora, revogou a lei, pondo fim às proteções federais ao aborto e dando aos estados permissão para estabelecer as suas próprias regras.
Estados como o Texas começaram a implementar leis que proíbem o aborto e a julgar criminalmente qualquer médico que ajude uma mulher a interromper a gravidez.
O aborto é ilegal em sete dos 50 estados dos Estados Unidos da América: Alabama, Arkansas, Missouri, Oklahoma, Dakota do Sul, Wisconsin e West Virginia.
Arizona, Kentucky, Louisiana e Utah também anunciaram sua intenção de proibir o aborto, mas foram bloqueados pelos tribunais.
A organização Planned Parenthood, que gere a maior rede de clínicas de saúde reprodutiva dos EUA, estima que 26 estados vão acabar por proibir o direito ao aborto em dias, semanas ou meses.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs quenianos elegem esta terça-feira o sucessor do presidente Uhuru Kenyatta, há dez anos no poder, numa disputa renhida entre o vice-presidente, William Ruto, e o líder histórico da oposição, Raila Odinga, apoiado pelo chefe de Estado cessante.
A relatora especial das Nações Unidas para os territórios palestinianos ocupados, Francesca Albanez, diz que os ataques aéreos de Israel à Faixa de Gaza “não só são ilegais como irresponsáveis”, apelando a uma solução diplomática para o último surto de violência, que começou na sexta-feira, quando Israel lançou ataques aéreos à cidade de Gaza.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.