Mundo

Suécia condena expulsão dos diplomatas na Rússia

A Suécia considerou, quinta-feira, "muito lamentável" a expulsão pela Rússia de cinco diplomatas suecos e o encerramento do Consulado Geral em São Petersburgo, reação de Moscovo a uma medida idêntica tomada por Estocolmo há um mês.

26/05/2023  Última atualização 06H10
Ministro sueco dos Negócios Estrangeiros, Tobias © Fotografia por: DR
"A decisão russa é muito lamentável. A Rússia decidiu expulsar cinco diplomatas suecos que actuavam no quadro da Convenção de Viena e exerciam actividades diplomáticas normais na Rússia”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros sueco, Tobias Billström, num comunicado enviado à agência noticiosa TT.

Billström afirmou que o consulado era uma "força motriz” da cooperação entre os dois países "no seu sentido mais lato".

"A decisão de hoje é mais uma confirmação dos desenvolvimentos políticos negativos da Rússia e do seu isolamento internacional", declarou.

Moscovo recordou a "incessante campanha de russofobia na Suécia" e a expulsão, em abril, de cinco diplomatas russos, o que agravou a situação das relações bilaterais, "que nunca estiveram num nível tão baixo”, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

A diplomacia russa anunciou, ontem, o encerramento dos consulados-gerais da Suécia em São Petersburgo e da Rússia na cidade sueca de Gotemburgo a partir de 1 de Setembro, em resposta à "política de confronto” de Estocolmo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou também a expulsão de cinco diplomatas suecos em resposta a uma acção semelhante contra diplomatas russos em Abril.

"A parte russa decidiu - como medida de retaliação - declarar 'persona non grata' cinco diplomatas suecos, incluindo três subordinados do adido de defesa na embaixada sueca.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo