A Suécia considerou, quinta-feira, "muito lamentável" a expulsão pela Rússia de cinco diplomatas suecos e o encerramento do Consulado Geral em São Petersburgo, reação de Moscovo a uma medida idêntica tomada por Estocolmo há um mês.
Billström afirmou que o consulado era uma "força motriz” da cooperação entre os dois países "no seu sentido mais lato".
"A decisão de hoje é mais uma confirmação dos desenvolvimentos políticos negativos da Rússia e do seu isolamento internacional", declarou.
Moscovo recordou a "incessante campanha de russofobia na Suécia" e a expulsão, em abril, de cinco diplomatas russos, o que agravou a situação das relações bilaterais, "que nunca estiveram num nível tão baixo”, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.
A diplomacia russa anunciou, ontem, o encerramento dos consulados-gerais da Suécia em São Petersburgo e da Rússia na cidade sueca de Gotemburgo a partir de 1 de Setembro, em resposta à "política de confronto” de Estocolmo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo anunciou também a expulsão de cinco diplomatas suecos em resposta a uma acção semelhante contra diplomatas russos em Abril.
"A parte russa decidiu - como medida de retaliação - declarar 'persona non grata' cinco diplomatas suecos, incluindo três subordinados do adido de defesa na embaixada sueca.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Exército dos Estados Unidos divulgou, segunda-feira, um vídeo que expõe uma manobra chinesa perigosa no Estreito de Taiwan, na qual um navio da Marinha chinesa cortou bruscamente o trajecto de um navio de guerra norte-americano.
Cerca de 54 pessoas morreram, sábado, na sequência de um ataque de homens armados nos estados de Zamfara e Benue, na Nigéria, noticiou segunda-feira, a agência espanhola de notícias, EFE, citando organizações da sociedade civil.
A região de Darfur, no Oeste do Sudão, foi, segunda-feira, declarada “zona de catástrofe” pelos contínuos assassínios e saques, anunciou o governador Minni Arko Minawi, enquanto prossegue a incerteza sobre se haverá uma nova trégua no país.
Várias centenas de jornalistas e empregados do principal grupo de imprensa regional dos Estados Unidos, Gannett, entraram, segunda-feira, em greve exigindo um reinvestimento na cobertura noticiosa local "dizimada" e a saída do patrão da empresa, que atravessa dificuldades.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.