Regiões

Stock de sangue reforçado no Hospital do Sumbe

Víctor Pedro|Sumbe

O stock de sangue da Maternidade Provincial do Cuanza-Sul foi reforçado, domingo, com 15 balões, fruto da doação voluntária de um grupo de 25 jovens afectos à “Brigada Amigos do Sangue”, na cidade do Sumbe.

04/12/2023  Última atualização 08H50
Acção solidária vai ajudar a atenuar a falta de sangue nas principais unidades hospitalares © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro | Sumbe

De acordo com o responsável da Brigada de Sangue, Hélder Henrique Diogo, a acção solidária teve o objectivo de atenuar a falta de sangue naquela unidade hospitalar. O gesto, disse, é parte das principais tarefas da brigada.

"Estamos a doar sangue no âmbito das comemorações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra o VIH-Sida, com o objectivo de reforçar o stock de sangue da Maternidade Provincial do Cuanza-Sul e alertar a sociedade para a importância da doação de sangue para salvar vidas”, disse.

Realizado sob o lema "As lágrimas da mãe não podem salvar a vida de seu filho, mas o seu sangue pode”, o gesto visou despertar a consciência da juventude ao voluntariado em acções solidárias, no que concerne ao acto de doação de sangue, bem como a preocupação da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, sendo isso impedimento para que uma pessoa seja dador de sangue.

O coordenador da Brigada de Sangue fez saber que a organização, enquanto grupo de amigos dadores de sangue, existe há cerca de cinco anos, e conta com 100 filiados, que doam sangue regularmente, no período de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Além da doação de sangue, que é um dos seus principais focos, a brigada realiza, igualmente, doações de bens essenciais, como roupas e alimentos, promove palestras académicas e científicas, formação técnico-profis- sional, bem como actividades  recreativas.


Gesto é aplaudido pelo quadro clínico

O supervisor da Maternidade Provincial do Cuanza-Sul, Benguela Bumba, aplaudiu o gesto da Brigada "Amigos do Sangue”, organização filantrópica sem fins lucrativos, por terem reforçado o stock de sangue da Maternidade Provincial.

"Estamos satisfeitos com a disponibilidade da brigada, que mais uma vez veio minimizar a carência de sangue que a unidade hospitalar enfrentava, devido à falta de um banco de sangue, e esperamos que outras organizações, instituições públicas e privadas, sigam o mesmo exemplo nas próximas ocasiões”, recomendou.

Benguela Bumba sublinhou que a maternidade precisa de mais voluntários e instituições, a exemplo da Brigada "Amigos do Sangue”, que possam periodicamente garantir e manter o stock de sangue para as necessidades da maternidade para atender pacientes com necessidades de sangue. "Consideramos ser imperioso que organizações sociais e pessoas singulares abracem a causa de doação de sangue, porque  só assim podemos reduzir a perda de vidas humanas, por falta do sangue, e aproveitamos para apelar à sociedade em geral para solidarizar-se com a causa, pondo de lado o benefício em troca do sangue”, alertou.

Quanto às dificuldades que a Maternidade Provincial enfrenta, Benguela Bumba apontou a exiguidade de médicos, enfermeiros e técnicos, a pouca capacidade de internamento, que no seu entender a solução passa pela construção de uma nova maternidade.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões