Economia

Standard Bank Angola prepara entrada na BODIVA

JA Online

O presidente do Standard Bank Angola, Luís Teles, afirmou que o banco vai entrar na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA) "nos próximos dois a três anos", depois da estabilização da estrutura accionista deste grupo financeiro.

30/07/2022  Última atualização 12H26
© Fotografia por: DR | Arquivo

"Sim, o Standard Bank pode ser um dos bancos a cotar na bolsa, temos algum trabalho ainda para fazer para nos prepararmos, mas não vejo por que razão o banco não possa cotar uma percentagem do seu capital na BODIVA", disse Luís Teles, à margem da conferência sobre investimentos em Angola e Moçambique, que decorreu esta semana em Lisboa, Portugal.

Questionado sobre o prazo para a entrada na bolsa, o banqueiro respondeu: "Depende de outras situações accionistas que o banco está neste momento em processo de resolução, mas assim que a situação accionista estiver estabilizada, o banco terá interesse em concretizar uma listagem nos próximos dois a três anos".

"O banco tem muita experiência no mercado de capitais, tem muita competência nessa área", salientou Luís Teles, citado pela Lusa, lembrando que tem estado "na linha da frente para promover o desenvolvimento do mercado de capitais em Angola, primeiro sendo um operador de referência, transaccionando em nome próprio ou de clientes em mercado secundário, em mercado primário, de dívida pública, e fazendo a primeira emissão de dívida corporativa cotada em kwanzas".

O Standard Bank tem sede na África do Sul e é o maior banco a operar em África, estando a funcionar em Angola há mais de 12 anos e em Moçambique há mais de 100 anos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia