Regiões

Soyo: Assistentes técnicos comunais formados para Censo

Fula Martins | Soyo

Jornalista

Um grupo de 12 assistentes técnicos comunais do Nzeto, Soyo e Tomboco, província do Zaire, participam, desde (quinta-feira), num formação sobre a recolha de dados estatísticos do Censo Geral da População e Habitação, que inicia no dia 19 de Setembro.

02/08/2024  Última atualização 11H37
© Fotografia por: Fula Martins/Soyo
De acordo com o Assistente Técnico Municipal (ATM) do Tomboco, Oliveira Timóteo, a formação dura 12 dias e os participantes estão a ser dotados com conhecimentos gerais sobre o Censo Geral da População e Habitação, técnicas de mobilização e publicidade, administrativas e financeiras.

O formador explicou que os assistentes comunais serão, também, capacitados sobre as técnicas de cartografia, modalidades de preenchimento dos modelos que serão usados durante o processo censitário, secretariado, logística, administrativo, comportamental, tecnológico, técnico, código de conduta, análise, inquérito de cobertura, técnicas de entrevista, processamento de dados, simulação de entrevistas, estratégia e trabalho de campo.

Esclareceu, igualmente, que depois da formação dos assistentes técnicos comunais, estes vão formar os assistentes técnicos locais que vão trabalhar junto das populações, assim como os assistentes de campos que são os recenseadores e que serão os responsáveis pelo asseguramento da base de dados do processo.

Disse, também, que a nível da província do Zaire o processo de formação dos assistentes comunais foi divido em dois pólos, nomeadamente, Mbanza Congo, que contempla os municípios do Nóqui, Kuimba e Mbanza Congo, e o Pólo do Soyo, que inclui o Nzeto, Tomboco e Soyo.

O Zaire vai contar com 2.215 elementos, de entre os quais 1.593 recenseadores, 289 supervisores, bem como assistentes técnicos provinciais, municipais e comunais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões