Regiões

Soyo acolhe XI Conselho Consultivo do Ministério da Energia e Águas

Victor Mayala | Soyo

Jornalista

A cidade petrolífera do Soyo, província do Zaire, acolhe, esta segunda-feira até terça-feira, o XIº Conselho Consultivo do Ministério de Energia e Água, que vai decorrer sob o lema “Água e Energia: crescimento económico e progresso social”, em acto presidido pelo titular da pasta, João Baptista Borges.

26/06/2022  Última atualização 19H33
© Fotografia por: Adolfo Dumbo | Edições Novembro | Soyo

O certame, visa analisar a prestação do serviço público no que toca ao fornecimento de energia eléctrica e abastecimento de água, bem como perspectivar as acções conducentes ao desenvolvimento sustentável do sector.

O porta-voz do evento, Arlindo Carlos, adiantou à imprensa, que o fórum, a prevê a participação de mais de duas dezenas de delegados, entre quadros do sector e convidados, com destaque para o governador provincial, Pedro Makita Júlia.

Arlindo Carlos avançou que os participantes ao encontro deverão fazer uma abordagem exaustiva, num total de cinco painéis.

"Os temas sobre sustentabilidade e resiliência climática estão vinculados todos os projectos desenvolvidos, quer pelo subsector das águas, quer pelo de energia”, disse.

No encontro deverá, também, ser feito um balanço das recomendações saídas do Xº Conselho Consultivo, assim como das acções do sector correspondentes ao período entre 2018-2022.

O município do Soyo alberga um dos maiores empreendimentos de produção energética, o Ciclo Combinado de Turbinas a Gás, integrado na rede nacional (Sistema Norte) de fornecimento de energia, dispondo de uma capacidade máxima de 750MW.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões