Cultura

Sónia António apela aos pais a incentivarem as crianças a ler

Gil Vieira

Jornalista

A apresentadora do programa infantil “Carrossel”, Sónia António, apelou, terça-feira, em Luanda, aos pais e encarregados de educação a incentivarem as crianças a ler um pouco mais para melhorar o conhecimento e a fluidez vocabular.

04/04/2024  Última atualização 11H30
© Fotografia por: DR

O conselho foi feita durante a participação no programa Janela Aberta, da Televisão Pública de Angola (TPA), em alusão ao Dia Internacional do Livro Infantil, assinalado na passada terça-feira.

Segundo a apresentadora, é importante que os pais coloquem as crianças em contacto com os livros, por ajudarem no desenvolvimento cognitivo das mesmas. Sónia António defende que não se pode, apenas, habituar a criança a ir ao supermercado e aos parque de diversão, mas, também, a deslocar-se em locais onde se promovam a leitura e o livro, como em bibliotecas e livrarias.

Cultivar o hábito da leitura nas crianças desde cedo, explicou, possibilita que aprendam a falar, ler e interpretar melhor. O que, segundo Sónia António, torna as coisas mais fáceis na vida das mesmas enquanto crianças e posteriormente como adultos.

"Quando se fala de literatura infantil, o mais interessante é que encontramos livros diferentes para cada faixa etária.  Há livros para bebês, crianças na fase pré-escolar, pré-adolescentes e adolescentes”, sublinhou.

Sónia António é uma cantora e apresentadora de televisão angolana, natural do Negage província do Uíge, chegou a Luanda em 1990, onde viu pela primeira vez a televisão. Ficou conhecida nacionalmente por apresentar o programa infantil "Carrossel”, na TPA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura