Mundo

Sondagem indica Joe Biden a perder terreno para Trump

Joe Biden está a perder terreno para o seu rival republicano Donald Trump, que lidera numa sondagem publicada, sábado, pelo jornal New York Times, e que mostra “sinais alarmantes” para o actual Presidente norte-americano entre alguns eleitores democratas.

03/03/2024  Última atualização 07H31
Se as eleições fossem hoje, 48% dos eleitores votariam em Trump © Fotografia por: DR

A publicação desta sondagem ocorre oito meses antes das eleições de Novembro e quatro dias antes da "Super Terça-feira”, a data crucial em que 15 estados realizam as suas primárias democratas e republicanas em simultâneo.

Joe Biden e Donald Trump têm praticamente a certeza de serem nomeados pelos seus respectivos partidos. Se os eleitores tivessem de decidir hoje, 43% votariam em Biden, enquanto 48% em Trump, de acordo com a sondagem nacional realizada pelo New York Times e pelo Siena College.

Embora o Presidente democrata de 81 anos tenha afirmado, com números que a economia está a ir bem, "apenas um em cada quatro eleitores pensa que o país esteja a ir na direcção certa”, com "uma maioria de eleitores (que) pensa que a economia está mal”, segundo o jornal.

A sondagem revela "uma série de sinais alarmantes para o Presidente sobre as fraquezas do campo democrata, em particular entre as mulheres, os eleitores negros,  latinos”, e entre alguns eleitores operários, destaca o New York Times.

Apesar dos seus numerosos reveses legais, o domínio de Trump sobre o Partido Republicano resultou, pelo contrário, num campo "mais unido”  o antigo Presidente "ganhou 97% dos votos daqueles que dizem ter votado nele há quatro anos, e praticamente nenhum dos seus antigos apoiantes disse que votaria em Biden”.

Em contrapartida, "Biden ganha apenas 83% dos seus eleitores de 2020, com 10% a dizer que agora apoia Trump”, acrescenta o jornal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo