Economia

Sonangol vende refinados a quatro países africanos

A Sonangol Trading and Shipping, a unidade de transporte e comercialização internacional de petróleo, derivados e gás natural da petrolífera estatal angolana, está a executar um plano de expansão para países do continente africano, onde já tem vendas ou contratos com quatro países, nomeadamente, RDC, Namíbia, Togo e Camarões.

05/04/2024  Última atualização 09H15
Companhia dispõe de frota para apoiar as vendas no exterior © Fotografia por: Edições Novembro
O presidente da Comissão Executiva da Sonangol Unidade de Negócio de Trading e Shipping (UNTS), Luís Manuel, afirmou, ontem, ao programa Ngol, transmitido pela Sonangol na RNA, que a companhia tem exportações de 4.500 toneladas métricas de gasóleo e 2.500 de butano para a RDC, cifras que considerou serem pouco significativas.

De acordo com Luís Manuel, a isso se acresce o início de operações de comercialização com a Namíbia, em volume igualmente reduzido, o mesmo que com o Togo e, mais recentemente, com os Camarões, para onde se estão a concretizar exportações de gás butano.

"Já existem acordos e um certo fluxo comercial, mas, a intenção, é a intensificação desse comércio para quantidades mais expressivas”, indicou o presidente da Comissão Executiva da UNTS para ilustrar os planos de expansão da comercialização.

A companhia, apontou, tem um conjunto de factores em execução que, a seu tempo, vão resultar em maior capacidade de cobertura da procura regional, a elevação da capacidade de refinação, bem como na de armazenamento no Terminal Oceânico da Barra do Dande, em edificação.

Os planos nesse domínio traçados para o ano em curso assentam na consolidação da relação já estabelecida e no incremento das exportações para esses países, em estratégias definidas com base na tendência de crescimento do sector da Refinação e do estabelecimento do negócio.

Nesse negócio, a Sonangol vai actuar como prestadora de serviços na importação de produtos que os países parceiros precisarem, trazendo-os do mercado internacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia