Economia

Sonangol lucra 1,97 mil milhões de dólares

O resultado líquido anual da petrolífera Sonangol, em 2020, fixou-se em 1,97 mil milhões de dólares, num ano atípico e de grandes desafios, que representou uma queda a rondar os 60 por cento comparativamente ao ano passado.

08/03/2021  Última atualização 12H07
Presidente do Conselho de Administração da petrolífera pública promete uma empresa comprometida com o país e o crescimento económico © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro
De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Sebastião Gaspar Martins, este valor representa uma redução de 42,2 por cento nos proveitos operacionais, quando comparado ao ano de 2019.
No ano em análise, a Sonangol produziu cerca de 16.009,425 mil barris de petróleo bruto/dia, o que se encontra em decréscimo de 11 por cento, comparado ao período homólogo, de acordo com o presidente do Conselho de Administração da petrolífera estatal.
No mesmo período, acrescentou, registou-se um aumento de 1.200 toneladas métricas de gasolina, contra as 370 toneladas métricas produzidas no período anterior, o que permitiu optimizar as infra-estruturas e modernizar o processo de produção, de modo a garantir a especificação dos produtos.

Regeneração
O processo de regeneração iniciado pela Administração da Sonangol foi já concluído, tendo registado um crescimento de 3,0 por cento na força de trabalho, fruto da regularização da situação de trabalhadores subcontratados, inseridos no quadro de efectivos.
Por exemplo, o bom desempenho da Sonangol nesse quesito foi apurado nos 1.441 milhões de dólares que poupou com o programa de reestruturação da em-presa em 2020.

Sobre as metas da produção diária de petróleo bruto, em 2020, esta ficou fixada em 78 por cento, apesar de uma variação negativa global de 2,3 por cento, devido à maturidade dos reservatórios e outros problemas operacionais.
Tendo em conta que no período em análise, a queda do preço médio Brent se situou em 41.85 barris/dia contra os 64.20 barris por dia vendidos durante o exercício económico de 2019, por conta do excesso de oferta de petróleo no mercado mundial.
Em 2020, segundo o PCA, foram exportados 163 milhões de barris de petróleo bruto e 134 milhões de toneladas métricas de produtos derivados de petróleo, o que representa uma queda de 4,0 por cento em petróleos e aumento de 1,0 por cento nos derivados, em comparação com 2019.
Entretanto, a produção nacional de óleo e gás foi suficiente para abastecer o mercado nacional, sem se recorrer à importação.
De acordo com Sebastião Martins, neste período, foram comercializados no mercado interno 2.956 toneladas métricas desses produtos, representando um decréscimo de 21 por cento em relação ao ano anterior, fruto da desaceleração da economia nacional.

Terminal da Barra do Dande
Sobre os dois concursos relativos ao Terminal da Barra do Dande, a Sonangol adiantou que manifestaram interesse no primeiro concurso (contratação de serviços de engenharia, ‘procurement’, construção e comissionamento – EPCC -, e de financiamento) 38 entidades, das quais 10 estão a concorrer, enquanto para o concurso de fiscalização da empreitada foram convidadas 13 empresas, das quais seis acederam ao convite, prevendo-se a recepção das propostas até meados de Abril.
*Com Angop

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia