O Banco BNI e a Moneygram retomaram, segunda-feira, as transferências de valores monetários para o exterior, cujos limites estão fixados no montante em kwanzas equivalente a cinco mil dólares/mês por cliente.
O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) realizou, segunda-feira, em Tóquio, no Japão, um encontro levado a cabo na UCC Coffee Academy de Tóquio, onde estiveram presentes cerca de 25 especialistas ligados aos mundo do café.
O volume de petróleo comercializado pela Sonangol, no quarto trimestre de 2022, situou-se em 35,478 milhões de barris, o que resultou em receitas de mais de três mil milhões de dólares, de acordo com dados oficiais compilados pelo Jornal de Angola.
As vendas incluem 14,686 milhões de barris da Sonangol e 20.792 milhões de barris comercializados em nome da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG, a concessionária nacional de hidrocarbonetos), de acordo com Luís Manuel, que reconheceu uma ligeira retracção do volume comercializado face ao terceiro trimestre.
As vendas da Sonangol representaram 16,44 por cento do total exportado por Angola e as da concessionária 23,28, segundo o líder da Unidade de Negócio de Trading e Shipping.
"Nada preocupante”, declarou o presidente da Comissão Executiva, indicando que, de Outubro a Dezembro, o preço médio do Brent, crude de referência para as vendas angolanas, foi de 88,87 dólares por barril, abaixo dos 100,84 dólares por barril registado no trimestre anterior.
A fonte afirmou que o preço das ramas angolanas foi influenciado pela diminuição das margens de refinação, algo atribuído ao estreitamento das margens entre o preço do barril e o dos produtos refinados, que afectou a procura de petróleo bruto a nível global.
Outros factores que influenciaram o preço das ramas angolanas, prosseguiu, foi o impacto da diminuição da procura chinesa devido à manutenção da política "Covid-Zero, naquele período vigente no país Oriental, bem como o aumento da compra, pela Índia e China, de carregamentos da Rússia e América Latina com grandes descontos, antes da implementação do embargo e tecto máximo de preços sobre as ramas russas.
A fraca procura do Ocidente devido à manutenção de algumas refinarias, bem como o aumento "exponencial” das taxas de frete da África Ocidental para o Extremo Oriente também teve influência sobre o curso do crude angolano, apontou a fonte.
No período em análise, adiantou, as exportações angolanas de petróleo tiveram nove países (10 no terceiro trimestre) como destino, com a China a absorver 49,83 por cento do total, Índia 10,06, Itália 7,56, Espanha 5,04 e Singapura 4,41.
A Malásia, com 3,36 por cento, Brasil (2,73), Portugal (2,54) e Indonésia (2,53) figuram entre os países que absorveram fluxos de petróleo angolano no quarto trimestre do ano passado.
Importação de refinados
Segundo o presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócio de Trading e Shipping da Sonangol, de Outubro a Dezembro a companhia importou 700.757,141 toneladas métricas de combustíveis, o que representa uma redução não quantificada das aquisições no estrangeiro.
Embora Luís Manuel não o tenha declarado, a redução pode estar relacionada com o arranque, em Julho, da Refinaria de Luanda, no fim de um processo de expansão e modernização que permitiu elevar a capacidade de produção de gasolina de 395 mil para 1,580 milhões de litros/dia, o que contribui para uma redução de cerca de 15 por cento da importação anual de combustíveis.
Avaliado em 235 milhões de dólares, o projecto teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da petrolífera italiana ENI, na supervisão da engenharia e construção. Foram criados mais de mil postos de trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) reúne-se, esta terça-feira, em Luanda, para abordar sobre o papel dos pequenos agricultores em garantir segurança alimentar em Angola, nos desafios impostos pelas alterações climáticas e nas estratégias para transformar e modernizar o sector agrícola e pesqueiro do país.
O Banco Nacional de Angola (BNA) está a trabalhar com as instituições do Estado para que sejam ultrapassados os constrangimentos na concepção de crédito à habitação junto dos bancos comerciais.
O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário designado da República da Turquia, em Angola, Ufuk Ekici, apresentou as cartas figuradas, ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta terça-feira, em Luanda.
O reverendo e académico angolano Paulo Carvalho, que participou do colóquio “Mentes Brilhantes” organizado pela universidade de Oxford, na Inglaterra, foi recebido, esta terça-feira, pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Sachipengo Nunda, numa clara demonstração de satisfação pelo resultado alcançado pelo também académico.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, incentivou, esta terça-feira, as associações e agentes desportivos a dinamizarem as diversas modalidades desportivas na província.
O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) realizou, segunda-feira, em Tóquio, no Japão, um encontro levado a cabo na UCC Coffee Academy de Tóquio, onde estiveram presentes cerca de 25 especialistas ligados aos mundo do café.
O primeiro grupo de 451 estudantes finalistas do Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM) começaram, na segunda-feira, a defenderem os trabalhos de fim curso em comunicação social, psicologia, economia e engenharia informática e direito.
Uma delegação do Ministério da Cultura chefiada pelo director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, trabalha, esta terça-feira, na localidade de Muculo-a-Ngola, onde vai avaliar as condições para a edificação do memorial e requalificação dos túmulos do Reino do Ndongo, designadamente, Rainha Njinga Mbande, Ngola Kiluanje e Mbingue a Mbande, que jazem naquela localidade histórica, que dista a mais de 200 quilómetros a norte de Malanje.
A Embaixada de Angola em Pretória, na África do Sul, recebeu, esta terça-feira, o lutador de Artes Mistas (MMA), Demarte Pena, que venceu, de forma unânime, o argelino, Elias Boudegzadame, na 12.ª edição do Ares Fighting Championship, em Paris, no passado dia 17 de Fevereiro, para se sagrar campeão mundial, na categoria de peso galo.