O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
O ministro da Energia e Águas secundou, esta segunda-feira, no Soyo, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a anunciar fundos norte-americanos em projecto de energia solar fotovoltaica em Angola, em projecto que ajudam o país a elevar a taxa de electrificação para 50 por cento da população, até 2025.
A primeira fase do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CDP) da Sonangol entrou em funcionamento, ontem, no Sumbe, onde está instalado para realizar estudos nas áreas das Geociências, Inovação, bem como no domínio da transição energética da companhia.
Informações obtidas pela nossa reportagem indicam que o centro está construído à altura de contribuir para o desenvolvimento do sector petrolífero nacional, nos domínios da pesquisa e desenvolvimento aplicados às necessidades dos negócios da Sonangol, de clientes externos e liderar a transição energética da Sonangol.
O centro também vai prover capacitação especializada nas várias áreas do petróleo, gás, mineração e energias renováveis, tais como hidrogénio verde, biocombustíveis, bem como minerais estratégicos do futuro.
A obra entregue inclui as áreas de administração, Geociências e Aplicações, energias renováveis e sustentabilidade, estudos e projectos, business center, auditório, biblioteca multimédia, refeitório, clínica, centro social, moradias (T2, T3 e T4) e apartamentos T1.
Inclui, ainda, uma área de lavandaria e outra de serviços, data center, edifício de segurança, abastecimento de água, electricidade, telecomunicações, gestão de resíduos, laboratórios, sedimentologia aplicada e salas de visualização.
Diamantino Azevedo referiu, ao dirigir-se aos participantes, que, "com este passo, a Sonangol e o sector petrolífero marcam o início de uma nova etapa no que concerne às suas projecções de actuação, que visam relançar o país na pesquisa, desenvolvimento, inovação, formação especializada e pós-graduada, como uma componente importante das suas actividades com vista a dar um outro impulso na área dos hidrocarbonetos”.
Para Diamantino de Azevedo acrescentou que o projecto é importante para que Angola acompanhe o desenvolvimento nas áreas dos hidrocarbonetos, como garante de, no futuro, o país tornar-se parte das grandes mudanças que se verificam na transição energéticas em todo o Mundo.
"É uma iniciativa com grande alcance económico e científico, dados os benefícios e vantagens que o centro vai proporcionar para os desafios que o sector petrolífero angolano tem pela frente”, disse, na ocasião, o representante da petrolífera norueguesa, a Equinor Angola, Anders Opedal.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A Sonangol e o Instituto Regulador do Derivados do Petróleo (IRDP) advertiram, esta segunda-feira, os operadores envolvidos no contrabando de combustíveis com a suspensão imediata da relação comercial, no quadro de acções tendentes a introduzir a transparência no sector de comercialização e distribuição.
Angola evoluiu de forma significativa na prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo de descartar uma nova inclusão do país na Lista Cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), declarou, esta segunda-feira, em Luanda o director-geral da Unidade de Informação Financeira (UIF).
A Refinaria de Ouro que começou a ser construída, esta segunda-feira, nas instalações da Geangol, no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, em Luanda, fica concluída dentro de um ano, depois de investimentos de seis milhões de dólares.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.