Economia

Sonagás diz ter stock e nega rotura na oferta

A disponibilidade de gás butano nas instalações de enchimento de Sonagás ascende a 42.338 toneladas, não havendo rotura de stock no país, declarou, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente da Comissão Executiva (PCE) da Sonagás ao reagir a informações sobre o que aparenta ser uma escassez ou um fluxo aumentado da procura, com enchentes nos locais de venda.

12/04/2024  Última atualização 10H06
Sonagás diz ter stock © Fotografia por: Edições Novembro
"Não temos rotura de gás, tanto em Luanda, quanto no país”, declarou Manuel Barros à nossa reportagem, avançando dados que ilustram a tendência de crescimento do consumo que, de 471 toneladas métricas em 2023, sobe para 501.425 este ano.

Como parte da preparação para cobrir o consumo previsto, a companhia está envolvida no arranque e conclusão de vários projectos, entre os quais se conta a reabilitação da instalação Carlos Pinto Nogueira e do Lobito, prevista para o primeiro semestre deste ano.

Além disso, a Sonagás começou a fornecer serviços de construção de redes de gás canalizado residenciais e industriais, numa solução diferenciada que contribui para a cobertura da procura.

A Sonagás, lembrou, concebeu um plano de contingência para mitigar o risco de  períodos de indisponibilidade temporária parcial ou total de alguma instalação de enchimento, em resultado de situações operacionais ou de eventos não operacionais.

Com base nesse plano, são desencadeadas acções de aprovisionamento, enchimento extraordinário, reforço de transporte e distribuição, afirmou o PCE para desvalorizar a ideia de uma rotura do fornecimento de gás.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia