Economia

Somoil inicia operação em águas profundas

A petrolífera Somoil adquiriu a totalidade das acções do Bloco 14/14K, localizado no “offshore” angolano, na bacia do Congo, que conta com uma participação de 9% da Galp no grupo empreiteiro.

17/01/2022  Última atualização 15H38
© Fotografia por: DR

De acordo um comunicado da petrolífera, foi adquirida a totalidade das acções do Bloco 14/14K à Total Energies e INPEX Angola Block 14 Ltd, através da Somoil 14 BV, uma transacção ainda sujeita à aprovação das autoridades angolanas.

O Bloco 14 foi o primeiro bloco de águas profundas (350-1100 metros) a entrar em produção em Angola, em 1999, e "mantém reservas remanescentes significativas”.

Fazem parte do grupo empreiteiro a filial da Chevron em Angola, Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC) com uma participação de 31% (operadora), Sonangol P&P com 20%, AB14BV com 20%, ENI com 20% e Galp com 9%, adianta um comunicado citado pela Lusa.

"Este feito representa um passo significativo para a Somoil e para as empresas angolanas do sector de Petróleo e Gás. A Somoil estará presente num importante activo já em produção, em águas profundas com um histórico excelente, o que faz parte da nossa estratégia de crescimento”, afirmou presidente da Comissão Executiva da Somoil, Edson dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia