Economia

Somoil espera produzir em breve dez mil barris por dia

Pedro Peterson

Jornalista

A sociedade petrolífera angolana Somoil, operadora do Bloco 02/05 no offshore, espera alcançar nos próximos tempos, a meta de produção diária de dez mil barris de petróleo em função dos investimentos que a empresa tem vindo a efectuar.

15/02/2021  Última atualização 19H05
Sociedade petrolífera angolana Somoil © Fotografia por: DR
A petrolífera que comemorou no passado dia 9 do mês em curso, o seu 20 aniversário,  atingiu a semana passada, a produção total de cerca de 9.700 barris de petróleo/dia do Bloco 2/05 e Associações FS e FST.
Em comunicado de imprensa, o presidente do Conselho de Administração,  Daniel Rocha, expressou gratidão pelos esforços investidos para o reinício da produção do Bagre, Essungo e Associações FS e FST.
Segundo o gestor, foram realizadas operações complexas no offshore (montagem do riser, reparação da fuga na linha do glare do Essungo e a reparação da linha de 16” do Bagre B para Bagre F).

Daniel Rocha disse que a empresa aproveitou a paragem do Estado de Emergência para limpar os separa-
dores, filtros e fazer reparações na linha de exportação no onshore.
Acrescentou que, todos os trabalhos foram bem planeados e bem executados, e os resultados são impressionantes, "pois não tivemos nenhum acidente, nem derrame e apesar do mau tempo no mar, tomamos tempo para parar e realizar as operações com máxima precaução" disse o responsável.

Em parceria com a Sonangol, a empresa está a realizar, desde 2015, uma Campanha de Aquisição Sísmica 2D e 3D nas Concessões FS e FST, na perspectiva de obter dados sísmicos mais actualizados, com vista a melhorar a imagem estrutural dos campos em produção e em áreas adjacentes, verificar a possível existência do potencial adicional dentro das áreas de desenvolvimento, bem como para quantificar e actualizar as reservas remanescentes.

O desenho inicial do Programa Sísmico, 900 quilómetros lineares de Sísmica 2D e 106 quilómetros quadrados de Sísmica 3D, foi concebido de forma a incluir cinco fases distintas de registo, as fases 1, 2, 3, 4 e 5.
Por razões financeira, foi alterada a sequência do programa com a aquisição sísmica em três fases, por acordo entre a Companhia de Geofísica e a Somoil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia