Mais de mil pessoas ligadas às artes, entre artistas plásticos, músicos, bandas musicais, declamadores, historiadores, desenhadores, encenadores de teatro e dançarinos participaram, de forma directa, nas actividades do FENACULT - Edição Especial, que terminou, terça-feira, em Benguela.
A pianista e cantora portuguesa Sofia Grácio actua hoje, a partir das 19h30, no lançamento do projecto “Nossa Ginga”, parceria entre a “Jazz In” e a “Do lado B”, resultando no concerto intimista que acontece na rua Tenente Valadim, em Luanda.
Segundo nota de imprensa, o concerto inaugura um novo conceito que tem como objectivo a dinamização cultural da zona Baixa da cidade de Luanda. A participação da artista portuguesa, de ascendência angolana, deve pelo primeiro contacto com Lu-anda. Nascida na cidade de Tavira, Algarve, em 1992, iniciou-se na música aos sete anos de idade, altura em que deu início as primeiras aulas de piano, na cidade Tavira.
Estudou piano clássico até ao quinto grau e mais tarde entrou numa escola de Jazz, em Lisboa, onde se redescobriu musicalmente.
Depois das passagens na Academia de Música de Tavira e na JB JAZZ de Lisboa, participou no programa televisivo, "The Voice Portugal”. O soul e o jazz sempre fizeram parte da sua vida e ao longo do tempo descobriu que tem carinho especial pela música africana, por influência de Dino d’Santiago, com quem partilhou o palco durante quatro anos como corista e pianista.
Sofia Grácio actuou como artista convidada na segunda edição dos Jazz In Awards 2021, no Hotel Diamante, tendo na altura encerrado a cerimónia. Na primeira passagem por Luanda compôs o tema "Luanda Cheguei”, e gravou " Olha só”, com o produtor Dji Tafinha.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.