Economia

Sodiam atinge facturação recorde de dois mil milhões de dólares em 2022

Regina Handa

A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) E.P alcançou, em 2022, uma facturação recorde ao atingir a cifra dos dois mil milhões de dólares em vendas.

02/02/2023  Última atualização 06H35
Eugénio Pereira da Rosa PCA da Sodiam E.P,Patricio Bicudo Vilar PCA do IGAPE © Fotografia por: DR

O valor resulta da exportação de 9,2 milhões de quilates de diamantes, segundo fez saber, na última terça-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração.

Eugénio Pereira Bravo da Rosa partilhou estes dados com a imprensa à margem da visita efectuada à empresa pelos responsáveis do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

Explicou também que alguns aspectos foram referidos, como é o caso da Sodiam ter ainda três reservas de auditoria que ainda constituem motivo de preocupação embora venham do período anterior a nossa gestão, mas temos estado a trabalhar no sentido de as eliminar.

Na visão do gestor da SODIAM, este valor deveu-se à dinâmica do mercado diamantífero internacional embora tenha-se vivido as questões resultantes da guerra da Ucrânia e as sanções impostas à Rússia, mas, houve, todavia, uma grande procura de diamantes de Angola fez com que conseguisse ter uma receita superior a do ano anterior.

"O aumento desta receita deveu-se igualmente a um desvio positivo em termos das quantidades comercializadas", afirmou.

Questionado sobre o lançamento da Bolsa de Comercialização dos diamantes, Eugénio da Rosa disse que se está a trabalhar conjuntamente com outras empresas do sector e com o ministério afincadamente para que seja concluído nos próximos tempos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia