Economia

SODIAM anuncia leilão de diamantes especiais

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) vai começar a leiloar, a partir do dia 3 de Outubro, pedras de diamantes especiais de diversos quilates.

30/09/2023  Última atualização 11H20
Venda de 38 pedras preciosas © Fotografia por: DR
Segundo um comunicado de imprensa da SODIAM, a que o Jornal de Angola teve acesso, o leilão via "online" será organizado pela empresa TRANS ATLANTIC GEM SALES, em Luanda, e a cerimónia de encerramento acontece no próximo dia 11 de Outubro.

A nota esclarece que o leilão será direccionado a clientes registados na base de dados da SODIAM, e que tenham experiência na comercialização de pedras especiais.

Das 38 pedras que a SODIAM  pretende leiloar, sete são da mina do Lulo, oito da Sociedade Mineira de Catoca, uma da SOMILUANA, três da Luele, e 19 da Kaixepa, com mais de 10 quilates.

Do lote , destaca-se uma pedra de  180 quilates e duas rosas, das minas do Lulo e SOMILUANA. Fundada em 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola.

A produção comercializada através da SODIAM é originária de 17 minas  kimberlíticas e aluvionares, e cobre todo o espectro de qualidade em termos de tamanho, modelo, pureza e cor.

Em 2022, a SODIAM exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de dois  mil milhões de dólares,  correspondendo a um preço médio de 214 dólares por quilate, posicionando Angola como o terceiro maior produtor mundial de diamantes em bruto em termos de valor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia