O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
O músico Socorro, Gari Sinedima e Família Chiclé são os destaques de hoje do Festival Balumuka, que também acolhe os concertos do Coral Lírios, Ngana Munana, Brilhantes de Kiwaba Nzoji e Ngunza Ku Marimba. O Festival Balumuka arrancou quarta-feira com uma homenagem ao Mestre Kituxi.
A programação para hoje do Festival Balumuka reserva a abertura da feira de arte, às 10h00, como nos dias anteriores, e palco aberto. O momento para o fórum de debates acontece às 10h30, com o professor Armando Zibungana como palestrante e Ginzamba Justino como orientador da oficina criativa sobre o Kissanji, às 16h30.
A música ao vivo acontece em paralelo, com o grupo Coral Lírios a abrir o dia, a partir das 16h30, no palco Amaro Fonseca, enquanto Ngana Munana e os Brilhantes de Kiwaba Nzoji actuam no palco Rádio Luanda, trinta minutos depois. No alinhamento ainda constam Família Xiclé, Ngunza Ku Marimba e Kumbi Lixia para encerrar a programação do dia.
Ontem, Totó ST e o grupo Tunjila Tuajokota fecharam em grande o terceiro dia do evento, ao desfilarem os principais sucessos, com muita cumplicidade da plateia. Também cativaram o público os Netos de Ngola Mbandi, Doy do Soweto e Mizangala. Duas oficinas criativas dedicadas a ngoma, orientadas pelo percussionista Patrice Lemos "Txitxi”, aconteceram na sala Ngola, enquanto o professor Gilberto Capitango foi o orador para a fórum de debates.
Dia de África
Na quinta-feira, 25 de Maio, o Festival celebrou também o Dia de África, com concertos de Gabriel Tchiema, que levou a Txianda, Makoko, Miting e outros ritmos do Leste de Angola ao palco Amaro Fonseca, no fecho da segunda noite do Balumuka.
Quinta-feira foi o dia em que a a rica diversidade étnica das regiões esteve em evidência, com os Vindjombas, representando os Kwanyama, os Jakana e Tua Moneca, com a musicalidade dos ambundos, e MM Yetu, uma combinação de Bakongos e Cokwes, no diálogo entre a tradição e a modernidade. O professor Ginzamba Justino foi o responsável pela oficina criativa de Marimba e o conferencista escolhido foi o historiador e antropólogo Filipe Vidal.
Este ano, o Festival Balumuka está também a celebrar as comemorações do Dia de África, no Palácio de Ferro, sob o lema "Celebremos a nossa arte, preservando o Património Cultural Ancestral e a Cidadania Africana”.
A primeira edição do Festival Balumuka aconteceu em Abril do ano passado e o radialista Amaro Fonseca foi o homenageado, a título póstumo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).