Mundo

Socorristas espanhóis resgatam 143 migrantes

Pelo menos duas embarcações, com 143 pessoas de origem subsaariana a bordo, incluindo três menores, foram escoltadas pelo Resgate Marítimo espanhol até portos nas Ilhas Canárias, em Espanha.

22/03/2024  Última atualização 13H20
Resgate Marítimo presta assistência a várias pessoas © Fotografia por: DR

A embarcação foi conduzida pelo navio Guardamar Calíope e detectada pelo Sistema Integrado de Vigilância Estrangeira (SIVE), quando navegava a 10,2 quilómetros da costa. A operação de resgate dos 53 ocupantes - 50 homens e três mulheres - ocorreu no final da noite de quarta-feira, declararam fontes do Resgate Marítimo à EFE.

Um dos barcos foi escoltado até ao porto de Arguineguín, na ilha Grand Canária, onde os serviços de saúde locais transportaram três migrantes para hospitais na ilha. No entanto, o navio Salvamar Adhara foi encarregue de levar ao porto de La Restinga, na região de El Hierro, uma das barcaças com 90 pessoas - 87 homens, incluindo três menores -, que estava a 3,7 quilómetros da costa. Três membros deste segundo grupo tiveram que ser atendidos no cais de La Restinga,  devido a ferimentos leves.

Dados do Governo espanhol, conhecidos na segunda-feira, indicam que o número de migrantes que chegaram este ano às Ilhas  Canárias de forma irregular aumentou 469%,  em relação ao ano passado. Entre 1 de Janeiro e 15 de Março, chegaram 12.393 migrantes às Canárias (arquipélago no Atlântico), a bordo de 190 embarcações precárias (conhecidas em Espanha como "pateras"), face a 2.178 pessoas, no mesmo período de 2023. Já às costas espanholas do Mediterrâneo (Espanha continental e ilhas Baleares), chegaram, no mesmo intervalo de tempo, 2.011 migrantes, mais 54% do que em 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo