Sociedade

Sociólogo apela ao reforço do diálogo no seio familiar

Jurelma de Castro

Jornalista

O reforço dos mecanismos de comunicação entre as famílias é, para o sociólogo Pedro de Castro Maria, um dos aspectos fundamentais no combate à desestruturação familiar, como defendeu, sábado, em Luanda.

04/06/2023  Última atualização 12H13
Sociólogo Castro Maria © Fotografia por: DR

Para o especialista, a comunicação deve ser vista como dos meios mais importantes na educação das famílias, por facilitar a transmissão de princípios éticos, morais e culturais.

Durante uma palestra promovida pela Associação das Mulheres de Carreiras Jurídicas, em parceria com a Administração Municipal da Maianga, o sociólogo afirmou que a questão da estabilidade familiar continua a ser um dos principais desafios da sociedade angolana.

O Executivo, as organizações e associações civis, que trabalham nessas temáticas, acrescentou, devem trabalhar na criação de uma plataforma de entendimento, capaz de apresentar propostas para termos, cada vez mais, famílias estáveis e estruturadas.

O também docente universitário considerou os programas de combate à pobreza como um ganho, especialmente para o empoderamento, directo ou indirecto, das famílias angolanas.

A psicóloga Aurora Kassongo, outra das convidadas, disse que a família é o pilar principal para a formação de uma sociedade e por isso é importante trabalhar mais na questão do diálogo e da interacção. "Se as famílias ficarem totalmente desestruturadas e disfuncionais, vamos ter uma sociedade destruída, em termos de valores morais e sociais”, disse.

A representante da Associação das Mulheres de Carreiras Jurídicas, Manuela Novais, adiantou que a organização filantrópica tem feito várias actividades em escolas e mercados, com o objectivo de dar aconselhamento jurídico à população e aconselhá-la sobre a importância da comunicação e o diálogo no seio da família.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade