Sociedade

Sociedade exortada a participar na divulgação

A coordenadora-adjunta da Comissão Multissectorial de Apoio ao Recenseamento da População e Habitação, na província do Zaire, pediu a todas as forças da sociedade, em particular às autoridades tradicionais e religiosas, a ajudarem na divulgação de informações relacionadas ao Censo 2024, junto das suas comunidades.

13/06/2024  Última atualização 11H58
Censo Geral da População arranca a 19 de Julho © Fotografia por: Carlos Paulino | Edições Novembro

Ângela Maria Diogo fez este apelo durante o acto de abertura das actividades de mobilização, que teve lugar na casa da juventude do Kuimba e foi testemunhado pelas autoridades tradicionais, religiosas e a população em geral.

"É chegado o momento de todos os parceiros estarem unidos para que os objectivos sejam alcançados”, disse a responsável, dando nota de que, na província do Zaire, serão recrutados 1.562 agentes de campos para o Censo Geral da População e Habitação, que arranca no dia 19 de Julho.

Por sua vez, a responsável do Instituto Nacional da Estatística (INE) no Zaire, Dora Luzolo, garantiu haver condições técnicas e logísticas para o processo que vai contar com a colaboração das Forças Armadas Angolanas (FAA) e Polícia Nacional.

A administradora municipal do Kuimba, Isabel Queba Salvador, disse que no último Censo de 2014, naquela região, foram contabilizados 71.653 habitantes. As projecções do ano em curso apontam para a existência de mais de 94 mil péssimas.

"O Censo Populacional e de Habitação vai permitir o Executivo traçar políticas para a resolução dos principais problemas dos cidadãos. A nível do Kuimba, os habitantes querem ver melhoradas as condições de vida. Acreditamos que o Governo vai conseguir satisfazer as necessidades da população”, disse.

Para o efeito, Isabel Salvador convidou a sociedade a participar e contribuir para a fornecimento de dados importantes aos operadores censitários, através do inquérito.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade