O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
Membros de distintos estratos sociais no município do Soyo, província do Zaire, foram, esta segunda-feira, esclarecidos sobre o processo de reclamações, em relação às omissões e irregularidades constantes da base de dados dos cidadãos maiores, no quadro do Registo Eleitoral Oficioso, encerrado a 7 de Abril último em todo o país.
Durante uma palestra no anfiteatro da Escola Superior Politécnica do Soyo, os participantes, entre administradores comunais, representantes das confissões religiosas, dos órgãos da Defesa e Segurança, autoridades tradicionais, foram elucidados pelo director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Zaire, António Félix Kialunguila, sobre as três possibilidades disponíveis para aceder aos dados eleitorais.
"Temos esse período, antes da convocação das eleições pelo Titular do Poder Executivo, para as reclamações, com três possibilidades: a primeira é via Internet, através do site www.meuregisto.gov.ao; a segunda é ligar gratuitamente para o número 136 e o cidadão é atendido pelos operadores destacados na central de operações do Ministério da Administração do Território. A terceira possibilidade é presencial. Ou seja, o cidadão, não tendo telefone, pode dirigir-se ao BUAP e solicitar ao operador para que consulte os dados do seu registo eleitoral oficioso”, explicou.
Avançou que depois de uma consulta do cidadão sobre o estado do registo e encontrando, eventualmente, alguma omissão ou irregularidade - que pode ser nome mal escrito, dados de morada errados, filiação, género e, principalmente, o local de votação, - é imediatamente corrigido.
O director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Zaire referiu que o encontro serviu, igualmente, para passar a informação de que todo o cidadão que tenha feito a actualização do registo, e que, eventualmente, perdeu o cartão do eleitor, pode solicitar a emissão da segunda via, desde que esteja numa circunscrição territorial coberta pelos serviços do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, para que não fique sem votar nas eleições gerais previstas para Agosto próximo.
Os representantes das igrejas, presentes, valorizaram a realização do encontro e garantiram transmitir a mensagem recebida aos fiéis.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.