Sociedade

Sociedade civil marcha contra o VIH/SIDA

Manuela Gomes

Jornalista

O Instituto Nacional de Luta contra o Sida (INLS) realiza hoje, em Luanda, uma marcha em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Sida, num percurso que parte da Cidadela Desportiva, passa pelo Largo José Pirão e termina na Praça da Independência.

25/11/2023  Última atualização 16H59
Organizações pretendem sensibilizar a população © Fotografia por: DR
A marcha, de acordo com Tânia Chilumbo, do INLS, é de carácter nacional e tem início às 8h00, com a participação de parceiros da instituição, das associações de luta contra a Sida, da sociedade civil e pessoas solidárias com a causa.

O programa da marcha inclui a realização, no final da actividade, de algumas actividades sociais e culturais, na Praça da Independência, num acto a ser antecedido de um minuto de silêncio, em memória das vítimas do VIH/Sida.

Este ano, o Dia Mundial de Luta contra a Sida é assinalado sobre o lema "Deixem as comunidades liderar”. Face ao combate à doença no país, o Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS) está a implementar, desde Janeiro deste ano, na testagem rápida, um terceiro teste, denominado "SD-Bioline”, que permite obter resultados mais precisos de casos de VIH.

Numa primeira fase, este terceiro método de testagem rápida está ser usado nas províncias de Benguela, Bié, Namibe, Huíla, Huambo, Cunene, Cuando Cubango, Luanda, Lunda-Sul, Malanje, Cuanza-Sul e Uíge.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade