A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Roteiro para Implementação da Nova Arquitectura Remuneratória da Administração Pública (RINAR), com vista a harmonizar e reforçar as normas e práticas dos organismos públicos em relação aos salários.
O especialista em Relações Internacionais, Osvaldo Mboco, considerou, hoje, a visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos da América uma demonstração clara da importância geopolítica de Angola, numa altura em que África enfrenta vários desafios ligados à segurança.
O novo delegado da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Huambo, Gibson Abílio Cauanga, pediu, terça-feira, apoio institucional e mais envolvimento da sociedade na prevenção e combate à corrupção.
O responsável falava à margem da sua apresentação pelo inspector-geral adjunto da IGAE, Correia Gomes, aos membros do Governo local, encabeçados pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio Herculano Francisco.
Oriundo da Administração Geral Tributária (AGT), Gibson Abílio Cauanga disse que a IGAE no Huambo pretende ter nos gestores públicos e na sociedade, em geral, parceiros na fiscalização dos actos de gestão da "coisa pública”, com foco na transparência e na integridade pública.
"Vamos trabalhar em conjunto no combate à corrupção e, ao mesmo tempo, dar sequência ao trabalho de comunicação institucional iniciado pelo delegado, através de acções de sensibilização pedagógica aos membros do Governo e das administrações municipais, enquanto gestores públicos, assim como no reforço da educação da população”, disse, citado pela Angop.
Por sua vez, o inspector-geral adjunto da IGAE afirmou que a nomeação do novo delegado faz parte de um exercício levado a cabo em quase todo o país, com o objectivo de conferir maior dinamismo nas actividades do órgão inspectivo, que estão cada vez mais acutilantes.
O novo delegado substitui Augusto Fernandes da Piedade, que liderou a IGAE no Huambo, nos últimos dois anos, e vai desempenhar as mesmas funções na província da Lunda-Sul.
A IGAE é um órgão auxiliar do Executivo com a missão de efectuar o controlo interno administrativo da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
Tem como objectivo prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionários públicos ou agentes administrativos que os compõem, bem como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração do Território (MAT) promove, quinta-feira, em parceria com a ADRA (Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) e o Instituto Angolano dos Sistemas Eleitorais e Democracia (IASED), a 3ª edição do Fórum de Recolha de Contribuições para a elaboração do orçamento das administrações municipais a constar do OGE-2024.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A Huawei Angola lançou, esta terça-feira, em Luanda, uma formação em Segurança Cibernética e Protecção da Privacidade junto do Instituto Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).