As autoridades sanitárias cubanas elevaram esta segunda-feira para 40 o número de mortos na explosão ocorrida na sexta-feira, devido a uma fuga de gás, no hotel Saratoga, em Havana.
Entre os falecidos, com idades entre os 10 e os 77 anos, estavam quatro menores e uma mulher grávida, sendo todos cubanos à excepção de uma mulher espanhola, de 29 anos.
O Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap) adiantou ainda que o número de feridos subiu para 94 pessoas, das quais 18 ainda estão internadas em seis hospitais de Havana, entre estas seis em estado crítico e sete em estado grave.
Um total de 36 pacientes receberam alta nas últimas horas, noticia a agência EFE.
Ainda podem haver pessoas presas nos escombros, visto que uma dezena de pessoas ainda estava a ser procurada esta segunda-feira de manhã, segundo as autoridades locais.
Após mais de 48 horas de trabalho ininterrupto, bombeiros, socorristas e equipas de emergência conseguiram aceder à cave dupla do hotel, onde existiam lojas, um armazém e vários escritórios.
O colapso dos andares do rés-do-chão e do primeiro andar do hotel acima da cave dificultam a tarefa e a maquinaria pesada tem enfrentado muitas complicações durante as operações, devido ao risco de atingir a estrutura instável do edifício.
As autoridades cubanas garantiram que não vão parar o trabalho até que seja certo que não há mais pessoas debaixo do edifício.
O governo cubano tem reiterado em diversas ocasiões, desde a explosão que aconteceu na sexta-feira de manhã, que se tratou de uma fuga de gás e uma comissão está a investigar o incidente.
No momento da explosão, um camião cisterna de gás liquefeito estava estacionado em frente ao hotel e a recarregar um depósito do estabelecimento, havendo a hipótese de que a mangueira possa ter rompido.
Outros 17 edifícios adjacentes foram atingidos pela onda de choque da explosão e nos próximos dias vai ser feita uma avaliação técnica em três quarteirões e no próprio hotel, para analisar se podem ser recuperados ou devem ser demolidos.
O Saratoga foi construído em 1880 e desde 1911 funcionava como hotel.
A sua última restauração aconteceu em 2005, quando o edifício foi amplamente remodelado, adquirindo a categoria de cinco estrelas e classificado entre os mais luxuosos da capital cubana.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginCassidy Hutchinson, antiga assessora da Casa Branca na administração Trump, disse, esta terça-feira, em Washington, que o ex-Presidente foi informado que os manifestantes que protagonizaram uma tentativa de ocupação do Capitólio estavam armados mas que insistiu que os deixassem avançar.
As autoridades do Sudão disseram anunciaram, esta segunda-feira, que irão chamar de volta o seu embaixador em Addis Abeba, depois de acusar o Exército etíope de “executar” sete dos seus soldados e feito um prisioneiro civil, prometendo ainda retaliar pelo “acto cobarde, que contraria todas as convenções de guerra e leis internacionais”. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Sudão, um grupo de militares foi “sequestrado a 22 de Junho em território nacional e levado para a Etiópia”.
Mais de 30 mil pessoas estão deslocadas devido ao ataque terrorista da noite de 11 para 12 deste mês no Norte do Burkina Faso, em que morreram 86 pessoas, referem os mais recentes números das autoridades do país.
O Banco Nacional de Angola aumentou de dois para cinco mil dólares por mês, o valor máximo referente às transferências para o exterior do país, envidas sobretudo para ao apoio familiar por via de instituições não bancárias.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, esta manhã, em Lisboa, preocupante o estado de saúde do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, que se encontra em tratamento em Barcelona, Espanha.
O Presidente da República, João Lourenço, disse, nesta quarta-feira, em Lisboa, que o Executivo está a acompanhar de perto o estado de saúde de José Eduardo dos Santos, que se encontra internado numa clínica em Barcelona, em Espanha.
O Chefe de Estado, João Lourenço, efectou, nesta quarta-feira, uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa (Portugal) na qualidade de Presidente em exercício daquela organização.
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).