O preço do milho, no município da Caconda, na província da Huíla, continua a baixar, fruto da boa produção de cereais e da regularidade da chuva que se faz sentir, informou o Governo daquela região, esta semana.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 20 e 26 anos de idade foram detidos, esta semana, no município de Menongue, província do Cuando Cubango, por assalto a residências e estabelecimentos comerciais.
Autoridades tradicionais da Região Sul do país pedem que a distribuição dos rendimentos da exploração de madeira seja mais equitativa e traga benefícios a todos os cidadãos.
Os delegados das províncias do Huambo, Lunda-Norte, Benguela, Huíla e Cuando Cubango defenderam a necessidade de se continuar a trabalhar na manutenção das leis que regulam a exploração da madeira e outros recursos naturais, tendo em atenção o impacto ambiental e o desenvolvimento socioeconómico das zonas de extracção.
Os delegados consideram que os benefícios dos recursos naturais deve ser para todos, sendo imprescindível a consciencialização da sociedade para uma exploração mais racional.
Nas recomendações consta ainda a necessidade de se mobilizar o maior número de fiscais nas comunidades, para se incentivar o cumprimento do pagamento de impostos e responsabilização social das empresas exploradoras.
Apostar na formação e informação das comunidades sobre as consequências negativas da exploração irracional dos recursos naturais, assim como denunciar os crimes ambientais às autoridades competentes consta entre as recomendações.
Os participantes são de opinião que se deve promover o envolvimento das mulheres em projectos de exploração de recursos naturais. Defenderam a criação de uma plataforma que envolva as empresas, comunidades e o Estado.
Recomendaram, também, que se deve tornar público os valores que se arrecadam e os recursos naturais que as empresas exploram, bem como pressionar o Governo para a aprovação de uma lei de protecção das minorias.
Durante três dias, os participantes debateram temas ligados à "Visão do Estado na exploração e gestão dos recursos naturais", "Impacto ambiental", "As comunidades e o acesso aos recursos naturais" e "Protecção legal dos direitos e deveres das comunidades em zonas de indústria extractiva".
A conferência, realizada na semana finda, teve como objectivo contribuir para a consciencialização da sociedade sobre a situação da exploração dos recursos naturais na Região Sul do país, garantir a participação activa das comunidades nos debates, advogar boas práticas de gestão e distribuição justa dos rendimentos e divulgação do processo que envolve todo o ciclo de exploração dos recursos naturais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Superior Politécnico da Catepa, em Malanje, colocou, hoje, no mercado de trabalho a primeira geração de licenciados formados nas especialidades de Ciências Sociais e Humanas, com um total de 203 graduados.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.