Sociedade

SME repatria 646 cidadãos estrangeiros

Alberto Quiluta

Jornalista

O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) efectuou, de 31 do mês passado a 5 de Agosto, o repatriamento de 646 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades, dentre os quais três por decisão judicial.

06/08/2024  Última atualização 08H15
© Fotografia por: DR
De acordo com a directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SME, a maioria dos repatriados é da República Democrática do Congo (RDC) e da Namíbia. Domingas Mendonça avançou, sábado, em Luanda, no balanço sobre a situação migratória no país, que o SME registou a entrada no país de 34.427 cidadãos, dos quais 15.391 estrangeiros, com destaque para 2.545 no quadro da isenção de vistos turísticos.

A instituição, acrescentou, registou 1.501 pedidos de prorrogação de diversos actos migratórios para estrangeiros. Na semana última, disse, foram emitidos 8.707 passaportes ordinários, 4.387 passes de travessia e 138 salvo-condutos.

A directora referiu que, no mesmo período, a instituição cancelou 69 vistos de trabalho. O SME, continuou, procedeu, igualmente, à detenção de 675 cidadãos, da RDC, Zâmbia e Espanha, por infracções de permanência, auxílio a imigração ilegal e falsificação de documentos.

Na semana finda, realçou, foram, também, restituídos à liberdade 21 cidadãos, sob termo de identidade e residência, por despacho da Procuradoria-Geral da República (PRG), sendo 19 nacionais e três estrangeiros.

 Recusa

A porta-voz do SME informou que, de 24 a 30 do mês passado, foi recusada a entrada no país a 12 cidadãos, a maioria da RDC e da Etiópia, por falta de documentos de viagem e o uso de vistos Schengen falsificados.

A par destes, informou, que foram ainda impedidos de se ausentar do país oito cidadãos, por falta de meios de subsistência e visto do país de destino.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade