A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) no Cuando Cubango exortou, na cidade de Menongue, a comunidade estrangeira residente na província para primar pelo cumprimento do regulamento da lei migratória, sob pena de ser responsabilizada criminalmente e expulsa do país.
Este apelo foi feito pelo director provincial do SME, comissário de Migração, Laureano dos Santos, durante um encontro que manteve sexta-feira com os representantes da comunidade estrangeira residente, para esclarecer as leis migratórias.
No encontro foram, também, abordados assuntos sobre a permanência legal e ilegal no país, o auxílio à migração ilegal, conceitos sobre os comités de recepção de estrangeiros, venda de produtos expirados, a redução de preços dos produtos da cesta básica e materiais de construção civil, crimes de agressão ao ambiente, vandalização dos bens públicos, entre outros.
Laureano dos Santos, que falava em representação do delegado do Ministério do Interior (MININT) no Cuando Cubango, explicou que a entrada e a permanência de qualquer estrangeiro em Angola e, em particular, na província deve obedecer e respeitar os trâmites legais vigentes no país, para não se envolver em crimes migratórios que resultam em prisão, multa e expulsão.
Sublinhou que por esta razão há toda a necessidade das comunidades estrangeiras estarem mais próximas dos órgãos policiais para poderem satisfazer os seus interesses, de forma a evitar atropelos que interferem nas leis do Código Penal ou da Constituição da República.
Laureano dos Santos referiu que uma questão que preocupa o SME é a situação dos comités de recepção de estrangeiros que, de um tempo a esta parte, em Angola tem facilitado a migração ilegal, tendo em vista que por falta deste serviço alguns cidadãos entram com documentos falsos e têm merecido o auxílio de algumas pessoas no país.
Disse que, em relação às questões administrativas levantadas por alguns estrangeiros com dificuldade na tramitação documental, os problemas serão ultrapassados em breve, com o início do novo processo de cadastramento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve na cidade de Belgrado, na Sérvia, um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa sérvio, Milos Vucević, onde foi abordado o desenvolvimento das relações de cooperação a nível da Defesa entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.