Regiões

Sistemas de água em zonas rurais estão a ser reabilitados no Cunene

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

Pelo menos 80 pequenos sistemas de abastecimento de água foram recuperados em zonas rurais dos municípios da Cahama, Cuanhama, Cuvelai, Namacunde e Ombadja, na província do Cunene, para minimizar a carência que a população enfrenta.

01/12/2023  Última atualização 09H40
Populações das zonas rurais na província do Cunene vão deixar de percorrer longas distâncias para procurar água potável © Fotografia por: Edições Novembro
O projecto de reabilitação, em curso desde 2020, conta com o apoio da Organização Não Governamental "Developmet Workhosp” (DW) e visa reforçar o abastecimento de água potável à população.

As obras, orçadas em um milhão e 400 mil euros, estão a ser financiadas pelo Projecto de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (Fresan).

Falando no primeiro encontro provincial com os membros dos Grupos de Água e Saneamento das Comunidades, o representante da DW em Angola, Cupi Baptista, disse que a recuperação dos sistemas de abastecimento de água resulta da necessidade de se abastecer as comunidades das zonas rurais, em médio e longo prazos, e criar capital social e estruturas que permitem a participação das comunidades na resolução dos problemas.

"Estamos a trabalhar com as administrações municipais, autoridades tradicionais, religiosas e outros parceiros, no sentido de garantir a sustentabilidade dos pequenos sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais e periurbanas”, sublinhou.

Cupi Baptista acrescentou que, para que os objectivos preconizados sejam alcançados, a DW criou representações em cinco municípios e mais de 200 grupos comunitários, que vão gerir os projectos de abastecimento de água nas comunidades, com o propósito de garantir a sua sustentabilidade.

"O grupo de água e saneamento tem como tarefa fazer a gestão condigna, velar pela manutenção, higiene e  recolha de contribuições financeiras nos pontos de distribuição, bem como a prestação de contas à comunidade”, disse.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos, Édio Gentil José, afirmou que a reabilitação dos furos é mais um passo que visa reforçar o abastecimento de água à população do Cunene, visando minimizar os efeitos da seca.

Segundo o director, a entrega dos equipamentos sociais aos habitantes das zonas rurais visa diminuir as doenças provocadas pelo consumo de água imprópria.

O Executivo, acrescentou, está empenhado na recuperação de sistemas de água que estão inoperantes. Édio Gentil José pediu aos habitantes das zonas rurais no sentido de cuidarem bem dos meios colocados à sua disposição e a denunciarem os que tentam vandalizá-los. 

O encontro provincial com os membros de Grupos de Água e Saneamento (GAS) das comunidades visa a troca de experiências sobre gestão comunitária, no sentido de garantir sustentabilidade às infra-estruturas. 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões