Política

Sistema de informação eleitoral satisfaz cidadãos

Valter gomes| Uíge

Os cidadãos eleitores, na província do Uíge, manifestaram satisfação com o trabalho dos operadores do sistema de informação eleitoral estão a desenvolver nas ruas, bairros, mercados, instituições públicas e em vários aglomerados da população da cidade do Uíge, que serve para a identificação do local e do número da assembleia onde cada um vai votar no dia 24 de Agosto.

06/08/2022  Última atualização 08H30
Operadores do sistema de informação em serviço na rua © Fotografia por: Mavitidi Mulaza | Edições Novembro

Os operadores do sistema de informação do eleitor podem ser identificados através dos equipamentos (tablets), coletes, passes e impressoras médias, que usam e que segundo os munícipes entrevistados pelo Jornal de Angola estão a permitir o acesso aos dados biográficos dos eleitores. "Eles estão a percorrer em todos os pontos da cidade do Uíge e nos municípios para ajudar os eleitores a identificar os números de assembleias e mesas por onde vão votar”, disse Manuela Pedro.

Alberto Daniel de Sousa, de 54 anos, exaltou a importância da actividade dos brigadistas por prestarem informações "valiosas” que é fundamental para o exercício do direito de voto: "Este processo está a ajudar os cidadãos a terem em conta o número da assembleia ou mesa onde cada um vai votar. É muito importante, porque depois de actualizar os dados muitos eleitores tinham em conta o local, mas não sabiam o número da mesa ou assembleia onde vão votar”.

Manuela José Pedro disse que, depois de actualizar os seus dados, não sabia o número da mesa em que poderia votar: "Agora estou bem informada e melhor preparada, aguardando apenas o dia previsto para depositar o meu voto”.

A vendedora ambulante Adelina Teixeira, que vai votar pela quinta vez, disse que o processo foi rápido apenas ditou o número do Bilhete ao operador, em poucos minutos já recebia o papel onde constam todos os seus dados para o voto: "Já sei que vou votar na escola David Binda, na assembleia de voto nº2653. Isso é muito bom para nós”.

Um dos operadores do sistema de informação eleitoral José Bernardo informou que alguns eleitores ainda manifestam timidez para proceder à entrega do número do Bilhete, muitos dizem que desde que actualizaram os dados já não precisam mais de outra informação adicional, situação que está a ser contornada pelos agentes operadores.

O Sistema de Informação Eleitoral destina-se ao atendimento das solicitações de acesso aos dados biográficos do Cadastro Eleitoral, realizadas exclusivamente por autoridades judiciárias, representantes do Ministério Público e agentes previamente autorizados nos termos da lei.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política