Sociedade

Sistema de ensino especial tem 900 mil alunos inseridos

Alberto Quiluta

Jornalista

O Ministério da Educação (MED) tem, actualmente, 900 mil alunos a frequentar o I Ciclo do Ensino Secundário regular do projecto Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todo o país.

01/02/2024  Última atualização 11H05
Projecto tem dado novas oportunidades de acesso à educação © Fotografia por: Edições Novembro
O projecto, criado para garantir uma segunda oportunidade de acesso à educação, em especial entre os adolescentes maiores de 15 anos, que, por razões conjunturais, não conseguiram concluir a escolaridade mínima obrigatória na idade certa, tem sido uma das principais apostas do MED.

Para a ministra Luísa Grilo, o objectivo desta e de outras iniciativas do sector é diminuir o índice de analfabetismo e reduzir o atraso escolar nas populações, com particular realce às raparigas e mulheres das zonas rurais.

O foco do MED, esclareceu, é diminuir o abandono escolar de modo a auxiliar a permanência das raparigas e rapazes na escola por meio de uma bolsa de estudo, assim como reduzir os custos das famílias com a educação no primeiro ciclo de ensino.

No quadro dos projectos de formação, adiantou, o MED pretende trabalhar na elaboração de novos manuais, para o primeiro e segundo ciclos do EJA, que vão facilitar a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. O MED, continuou, tem consciência que o custo dos manuais ainda é muito alto e os alunos e professores encontram enormes dificuldades em adquiri-los.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade