Mundo

Síria vai participar na cimeira de Jidá

A Síria pôs fim, esta segunda-feira, a mais de uma década de isolamento diplomático na Liga Árabe ao participar na sessão preparatória da cimeira da organização, que decorrerá sexta-feira na Arábia Saudita.

16/05/2023  Última atualização 11H28
© Fotografia por: DR

"Seja bem-vinda a República Árabe Síria à Liga dos Estados Árabes", disse o ministro das Finanças saudita, Mohammed al-Jadaan, na reunião do Conselho Económico e Social da Liga Árabe, que começou domingo em Jidá, em preparação da 32.ª cimeira da Liga Árabe..

Trata-se da primeira vez que responsáveis sírios participam numa reunião da Liga Árabe desde Novembro de 2011, altura em que a organização pan-árabe suspendeu o regime do Presidente Bashar al-Assad devido à violenta repressão dos protestos que se degeneraram num conflito que causou mais de 500.000 mortos e milhões de deslocados.

Num contexto regional de reaproximação diplomática, a Liga reintegrou o regime sírio a 7 deste mês. Três dias depois, a 10 de Maio, o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salmane, convidou o Presidente sírio a participar na cimeira anual que se realiza sexta-feira naquela cidade costeira, junto ao Mar Vermelho.

Esta é, também, a primeira participação do Presidente sírio desde 2010, quando a cimeira se realizou na Líbia.

As capitais regionais têm vindo a aproximar-se gradualmente de al-Assad, que tem mantido o poder e recuperado o território perdido com o apoio crucial do Irão e da Rússia, embora grandes áreas do norte da Síria continuem fora do controlo do Governo.

Em Abril, diplomatas de nove países árabes discutiram a crise síria na Arábia Saudita e cinco ministros dos Negócios Estrangeiros da região, incluindo o da Síria, reuniram-se na Jordânia no início deste mês.

Os Emirados Árabes Unidos, que restabeleceram os laços com a Síria em 2018, têm estado muito ativos na reintegração de Damasco na Liga.

A atividade diplomática foi retomada com maior profundidade após o mortífero sismo que atingiu a Síria e a Turquia em 06 de Fevereiro.

Na semana passada, Riade, que cortou relações com o governo sírio em 2012, confirmou que as missões diplomáticas na Síria e na Arábia Saudita iriam retomar o trabalho. Alguns países, porém, têm-se mostrado relutantes em renovar os laços com al-Assad, incluindo o Qatar, que se recusou a normalizar as relações com o Governo sírio.

Por outro lado, al-Assad foi convidado pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a conferência da ONU sobre o clima (COP 28), organizada por Abu Dhabi,

Esta é também a primeira vez que al-Assad é convidado para uma cimeira internacional, que normalmente conta com a presença de vários Chefes de Estado ocidentais, desde o início da guerra na Síria, em 2011.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo