A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.
A directora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse esta sexta-feira que a principal preocupação já não é a Covid-19, mas sim o surto de cólera, que afecta 10 países africanos. “
A Síria e a Jordânia reabriram nesta quinta-feira (2) definitivamente a zona franca que partilham numa área de fronteira, depois de ter estado encerrada durante seis anos devido à guerra civil síria.
Ambos copresidem à Comissão de Administração da empresa que gere a zona franca na área fronteiriça de Nasib-Yaber, fundada em 2000 como parte integrante da cooperação económica bilateral e com um capital inicial de 1,5 milhões de dólares (1,32 milhões de euros). Segundo dados oficiais, em 2014, último ano em que foi utilizada em pleno, cerca de 86.000 camiões de carga percorreram a área de 6,5 quilómetros quadrados, localizada perto da principal passagem de fronteira entre os dois países, transportando bens no valor de 1.500 milhões de dólares (1.430 milhões de euros).
No entanto, em 2015, a zona franca foi palco de frequentes incursões de grupos armados envolvidos na guerra na Síria, obrigando os investidores a abandonar o projecto. O conflito também levou ao encerramento da passagem de fronteira de Nasib-Yaber até Outubro de 2019. A zona foi fechada novamente devido à pandemia de covid-19, a partir do início de 2020, e palco de posteriores tentativas de reabertura.
Desde então, as autoridades sírias e jordanas têm tentado uma reaproximação política e económica, depois de as autoridades de Damasco terem sido isoladas pela maioria dos governos árabes por causa da guerra. Em Outubro, após várias reuniões entre os dois governos, a nível ministerial, e de outras entre comandantes militares, o rei Abdullah II, da Jordânia, e o Presidente sírio, Bashar al-Assad, mantiveram uma conversa telefónica, sem pormenores, naquele que foi o primeiro contacto directo entre ambos desde o início do conflito sírio, em 2011.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO anúncio de envio de material bélico à Ucrânia, aumentou a tensão política, traduzindo-se, no teatro de operações, em ataques continuados, com ambos os lados a reclamar baixas nas forças inimigas e retira da agenda negociações de paz.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.