O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof) no Bengo pretende construir, até 2024, uma clínica e uma farmácia para os docentes locais, de forma a acudir algumas das necessidades básicas destes, informou, ontem, em Caxito, o representante da organização na província.
O objectivo, explicou, é criar medidas para uma maior aproximação dos sindicalistas com os docentes a trabalharem nas localidades mais recônditas. "Temos de auferir as necessidades dos professores que são colocados nas zonas de difícil acesso, em especial na província do Bengo”, adiantou.
Para o sindicalista, a decisão é de consenso comum, assim como os planos de acção a serem tomados pelo Sinprof no Bengo. "A medida teve o aval de todos. É preciso conhecer melhor a realidade dos professores angolanos”.
A decisão, saída da IV reunião ordinária da organização no Bengo, inclui ainda, entre os projectos, a assinatura de um memorando com o Governo local, para a aquisição de terrenos, a serem usados pelos professores para auto-construção dirigida.
O problema da habitação, recordou, é das maiores preocupações que o Sinprof tem encontrado, não só a nível local, como nacional. "É preciso criar condições para que os profissionais do sector possam viver com dignidade. A obtenção de uma habitação é um passo nesse sentido”, disse.
Metodologias de trabalho
Para o director provincial do Gabinete da Educação, é importante que os professores melhorem as metodologias de ensino, com mais apostas na formação.
Manuel Fernandes Kurizema disse que os professores não devem só reivindicar, mas estar preocupados com o aprimoramento das tarefas as quais devem cumprir com sentido patriótico. "Quanto mais professores comprometido com a causa tivermos, melhor, porque o país sai sempre a ganhar”.
A associação
O Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF), enquanto parceiro social do Executivo, surgiu na década de 1990, com o objectivo de dar voz aos profissionais da classe, abrindo espaço de participação na base da identificação e solução dos problemas da Educação em Angola e contribuir para a sua melhoria.
Actualmente, o SINPROF está representado em todas as províncias de Angola e em 164 municípios. A acção do sindicato cinge-se na defesa dos direitos dos trabalhadores e na busca de conquistas sociais para o seu bem-estar.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO director provincial do Serviço Penitenciário do Huambo apontou que a garantia da segurança pública e o combate à vandalização do património do Estado devem constituir prioridade dos órgãos policiais.
Um grupo de seis potenciais investidores, provenientes do Zimbabwe, Namíbia, Botswana e Reino Unido, manifestaram o interesse de investir na instalação de Lodges móveis na região angolana do Okavango.
A governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, orientou, na terça-feira, no salão nobre do governo, a cerimónia de tomada de posse da nova directora do Gabinete de Comunicação Social, Emília Carmelino Neves.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.