O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
O secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Raimundo, apresentou, na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, o Programa Simplifica 2.0 que visa eliminar as “formalidades desnecessárias”, decorrentes do acesso aos serviços públicos e reduzir o número de atendimentos presenciais.
Pedro Raimundo disse, durante a apresentação do Simplifica 2.0, na última sexta-feira, aos membros do Governo local e convidados, que o programa está a facilitar a vida das populações na obtenção de documentos, até então bastante burocrática e que permitia actos de corrupção. Agora, o programa está a privilegiar o princípio digital nas relações entre a administração e o particular para garantir maior eficiência e celeridade na prestação do serviço público.
De acordo com o Decreto Presidencial nº 188/21, de 3 de Agosto, através do Simplifica 2.0 foi eliminada a exigência dos documentos na Administração Pública, mormente o assento de nascimento, declaração da polícia de extravio de documentos e autorização militar para o efeito de deslocação ao exterior do país.
Com este programa, explicou o responsável, foram unificados o livrete e o título de propriedade automóvel, instituída a inspecção única sobre o veículo, taxa única do título do veículo (Inspecção sobre o veículo, atribuição da matrícula e registo do veículo).
Pedro Raimundo esclareceu que foram ainda unificados o Alvará Comercial e o Alvará de Prestação de Serviços Mercantis, tornando um só e vitalício. Foi substituído o procedimento de autorização prévia pelo procedimento de mera comunicação para a prática de certas actividades comerciais.
A desconcentração de competências para a emissão do Alvará Comercial a favor dos municípios e instituído o mecanismo de vistoria conjunta constam, também, dos procedimentos administrativos que o Simplifica oferece às populações.
Foi alargado o prazo de três para 10 anos o período de validade do Alvará de Exploração de Estabelecimentos de Restauração, instituído o modelo de renovação automática mediante mera comunicação e transferidas as competências para o licenciamento a favor dos municípios. Segundo o responsável, anteriormente, para as famílias transladarem um cadáver de uma província à outra era necessária a emissão de vários documentos, como visto do Alvará, Certificado e Declaração de Óbito, entre outros, que "criavam constrangimentos aos utentes, por se tratar de processos morosos e burocráticos”.
Desenvolvimento económico e social
O vice-governador do Cuando Cubango para o Sector Técnico e Infra-estrutura, João Bonifácio Cassanga, disse que o Programa Simplifica visa melhorar a prestação dos serviços públicos, garantir maior satisfação dos interesses da população e proporcionar um desenvolvimento económico do país e da província, em particular.
João Bonifácio Cassanga referiu que o projecto prevê um modelo de funcionamento articulado, integrado entre os diferentes actores da Administração Pública, alinhados sobre o mesmo espírito de missão, incorporando a visão similar e moldados sobre os mesmos valores.
"A missão e visão serão alcançadas a partir da operacionalização dos objectivos gerais e específicos que actuam sobre as medidas a simplificar”, afirmou.
A missão do Projecto Simplifica é de contribuir para que a Administração Pública seja eficiente, eficaz, desburocratizada e moderna, no sentido de facilitar a vida dos cidadãos, e das empresas por meio de soluções inovadoras. João Bonifácio Cassanga garantiu que o Executivo angolano pretende fazer da Administração Pública um elemento fundamental na concepção de serviços de excelência, cujos princípios estejam ancorados na qualidade, no rigor e na disciplina
Segundo o vice-governador do Cuando Cubango, os valores que o Projecto Simplifica carrega, desde a génese, têm que ver com a competência e a excelência na prestação de serviços, com mérito e foco no cidadão, enquanto destinatário dos serviços públicos com profissionalismo e compromisso com os resultados.
A nível do Cuando Cubango, o programa poderá permitir que as populações, ao aderirem aos serviços públicos, façam-no de forma facilitada, minimizando custos financeiros e tempo, por conta das especificidades do Projecto Simplifica. "Os benefícios que o Simplifica trouxe são claramente vistos e permitem que o cidadão veja de forma facilitada o acesso aos serviços públicos, de acordo com a necessidade”, disse o governante.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.