Sociedade

Simão Toco pode dar nome a uma rua de Luanda

António Cristóvão

Jornalista

Uma das ruas do município de Luanda pode receber o nome do profeta Simão Gonçalves Toco, fundador da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, mais conhecida por “Os Tocoístas”, revelou, terça-feira, o governador provincial, no final de uma audiência concedida ao bispo daquela igreja, Dom Afonso Nunes.

20/03/2024  Última atualização 09H28
Simão Gonçalves Toco fundar da igreja Tocoísta © Fotografia por: DR

Manuel Homem esclareceu que, no âmbito do processo da elaboração de uma nova toponímia de Luanda, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo sugeriu a indicação do nome do profeta Simão Gonçalves Toco a uma das ruas do município sede.

"Vamos consolidar (a proposta). Estamos a trabalhar no município de Luanda para a identificação de uma rua e numa zona onde a igreja tem o seu berço e tudo aponta que acabará por ser no município de Luanda”, asseverou.

Segundo Manuel Homem, o processo da toponímia da província de Luanda está já concluído no município de Talatona e em parte do Kilamba Kiaxi.

O processo está a ser realizado pelo GPL no âmbito da Lei nº 14/16, de 12 de Setembro (Lei de Base da Toponímia), para a atribuição de nomes às ruas, bairros e outros pontos de Luanda, com o intuito de se adequar a algumas figuras históricas, culturais e desportivas do país, esclareceu.

Até antes da construção do templo-sede, no bairro Golfe, os tocoistas tinham as suas instalações no bairro Nelito Soares, Distrito Urbano do Rangel, onde residiu o profeta Gonçalves Simão Toco.

No encontro de ontem, no qual foram discutidos vários assuntos de interesse comum, o governador de Luanda garantiu aos membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo apoio institucional para a comemoração do 89º aniversário da Teofania, uma espécie de peregrinação que os tocoístas realizam a 17 de Abril, em Catete, município de Icolo e Bengo. Perto de dois milhões e meio de fiéis tocoístas, entre nacionais e estrangeiros, são aguardados em Catete.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade