Sociedade

SIC prende dez mulheres que promoviam assaltos

Um grupo de dez adolescentes do sexo feminino que faziam trabalho de pesquisa e levantamento para os assaltos de grupos que ocorriam em vários bairros da cidade do Uíge foi detido e apresentado à imprensa pelo Serviço de Investigação Criminal.

12/10/2021  Última atualização 11H55
Raparigas em actos ilícitos © Fotografia por: DR
O porta-voz do SIC, terceiro subchefe de migração Zacarias Fernando, referiu que as detidas actuavam em perímetros de cantinas, mini-mercados, festas de aniversários e óbitos onde localizavam e selecionavam os alvos que ,posteriormente, eram assaltados pelos seus comparsas.

 "Os meliantes operavam em horários de pouco movimento, bloqueavam os transeuntes identificados, tirava-
mo-lhes telefones, jóias, pirucas entre outros bens", disse.  


No acto foi também apresentado o líder de um grupo marginal, denominado "Habilidoso" que se encontrava em fuga desde que os seus membros foram detidos e desmantelados, nos dias 27 e 28 de Setembro último. Outro, conhecido por Panzo Pula, organizava os assaltos, furtos, roubos e distúrbios nos bairros suburbanos da cidade.


Panzo Pula foi detido do-mingo último na sequência de uma operação combinada entre o Serviço de Investigação Criminal e a Polícia Nacional que culminou, também, com o desmantelamento dos grupos que, nos últimos dias, realizavam acções criminais nos bairros Candombe, Bungo, Kacole e Bairro Novo.  


Panzo Pula, líder do grupo "Habilidoso” é acusado de  recrutar adolescentes que cometiam crimes de roubo  e furto na via pública e residências com recurso a facas, catanas e armas de fogo.


Dois dias antes da detenção do líder, o SIC já tinha detido 50 individuos entre os quais dez  as adolescentes do sexo feminino que faziam o trabalho de pesquisa e levantamento  para futuras intervenções dos grupos que ocorriam na-queles bairros.  


Nicodemos Paulo/ Uíge 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade