Sociedade

SIC no Cuanza-Sul: Mais 11 indivíduos a contas com a Justiça

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, sexta-feira, na cidade do Sumbe, 11 indivíduos, com idades compreendidas entre 17 e 66 anos, indiciados na prática de crimes de natureza diversa.

22/01/2023  Última atualização 08H01
© Fotografia por: DR

Segundo o chefe do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC no Cuanza-Sul, intendente de Investigação Criminal Domingos Chitongua, entre os crimes cometidos destaque para o de abuso sexual, cuja vítima é  menor de dez anos, cometido na comuna da Gangula, pelo seu avô, de 66 anos, bem como o de agressão sexual a uma cidadã, praticada por um indivíduo que arrombou a aporta de sua casa, no Bairro da Pedra.

Foram, também, cometidos furtos e roubos qualificados, homicídios, bem como crimes de posse ilegal de armas de fogo e agressão contra a integridade física, com recurso a armas brancas.

Domingos Chitongua disse que durante as operações de busca foram apreendidos artigos diversos, destacando-se duas motorizadas, três armas de fogo do tipo AKM e munições, uma carabina, uma caçadeira, quatro garrafas de gás de cozinha, dois telemóveis, bem como um fogão de cozinha. 

Aconselhou os jovens no sentido de evitarem práticas negativas e aos cidadãos a terem a cultura de denúncia de situações delituosas. "Quando estiverem perante um suposto criminoso têm de ligar para as autoridades competentes, para a sua detenção, e não fazerem justiça por mãos próprias, acto que, também, é crime, punível pelo Código Penal”.

Sublinhou que a não participação de crimes, em muitos casos, em função do grau de parentesco, amizade ou vizinhança tem dificultado a actuação e a intervenção dos órgãos competentes.

Sugeriu a população a não ficar calada perante a ameaça de crime, salientando que "o combate à delinquência só é possível com a colaboração dos cidadãos”.

Referiu que o município do Sumbe lidera o índice de criminalidade no Cuanza-Sul, por ser a região com maior densidade populacional, seguindo-se os municípios do Amboim, Cela, Libolo e Porto-Amboim.


Carlos Bastos | Sumbe


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade