Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, recentemente, em Luanda, um casal suspeito de envolvimento na morte, por agressão com arma branca, da cidadã Conceição Cambundo Figueiredo, de 37 anos, ocorrida, no ano passado, no município de Icolo e Bengo, supostamente por questões passionais.
A esposa, de 38 anos, é acusada do crime de homicídio qualificado, por ser autora moral da morte da jovem, sua amiga, na altura dos factos, e alegada amante do esposo da acusada. O homem, de 54 anos, também está detido, por omissão do crime praticado pela mulher.
O caso ocorreu, em Novembro de 2021, na Urbanização do Zango 8000, no Distrito Urbano de Bela Vista, na sequência de uma briga entre Conceição Cambundo Figueiredo e a acusada.
O porta-voz do SIC, em Luanda, Fernando Carvalho, explicou que a acusada, identificada apenas por Magui, terá descoberto que o marido mantinha uma relação extraconjugal com a vítima, que, até, era sua amiga.
Em função da descoberta, Magui atraiu a vítima até à sua residência, na Urbanização Zango 8000, onde, após desentendimento, desferiu golpes com uma faca de cozinha à suposta rival, que viria a morrer de imediato.
Para se livrar das evidências e despistar a atenção dos investigadores, caso houvesse uma eventual acção judicial contra si, a acusada criou um álibi. Jogou fogo sobre o corpo de Conceição Cambundo Figueiredo, no sentido de fazer crer que esta terá sido vítima de queimaduras num incêndio.
O porta-voz acrescentou que a realização da autópsia permitiu concluir que a vítima sofreu agressão com objecto contundente e perfurante nas regiões do tórax e do abdómen.
Na sequência das investigações, através do Departamento de Crimes contra as Pessoas, permitiu-se deter a acusada e o esposo. Os dois estão a ser acusados de homicídio qualificado, em razão dos factos e meios usados para o cometimento do crime.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Polícia Nacional considera positivo o balanço dos quatro dias da peregrinação ao Santuário da Muxima, na Vila da Quiçama, em Luanda, pelo registo de, apenas, três infracções, num acto que reuniu mais de um milhão de fiéis.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
A peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).