Sociedade

SIC devolve viaturas furtadas na Namíbia

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cunene entregou às autoridades namibianas, terça-feira, na povoação de Santa-Clara, município de Namacunde, de duas viaturas de marca Toyota, modelos Corolla, que haviam sido furtadas, na semana passada, por cidadãos angolanos.

23/12/2021  Última atualização 10H20
© Fotografia por: DR
O roubo ocorreu na região de Ohanwena, Norte da República da Namíbia e a devolução se deveu às acções de coordenação e cooperação das duas polícias. As viaturas furtadas nas localidades de Ohongo e de Onamunama foram encontradas na província do Cunene, dentro de uma oficina, quando as mesmas estavam prestes a serem desmontadas com a finalidade de trocar os volantes. Os autores ainda estão em fuga.

Peyambeko Kanyanda, proprietária de uma das viaturas, louvou o esforço da Polícia angolana, pelo serviço prestado e que culminou com a recuperação da viatura furtada na madrugada do dia 1 de Dezembro.

De acordo com o porta-voz do SIC no Cunene, superintendente José Coimbra, a entrega das viaturas está inserida no âmbito da cooperação bilateral e "este é mas um esforço que ambas polícias têm estado a evidenciar no combate aos crimes transfronteiriços. O roubo de viaturas é um dos crimes muito frequentes na fronteira, fundamentalmente na Namíbia. Por isso, as duas partes muito fazem, no sentido de desencorajar tais práticas.

Segundo José Coimbra, quando os meliantes se aperceberam da intervenção dos policiais, abandonaram as viaturas e meteram-se em fuga. Acrescentou que os crimes mais frequentes na fronteira estão relacionados com roubo, crimes económicos, fuga ao fisco, passagem ilegal de pessoas, desrespeitando o período que se está a viver, e contrabando de combustíveis.

Adelaide Mualimusi | Santa-Clara

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade